MaisFé.org

Como a doutrina de Cristo se relaciona com os templos antigos?

Quando Néfi começa a encerrar seu registro, ele enfaticamente ensina o que ele chamou de “a doutrina de Cristo” (2 Néfi 31:21; 32:6) como sendo essencialmente: fé, arrependimento, batismo, receber o dom do Espírito Santo e perseverar até o fim para receber a vida eterna” (2 Néfi 31:13-15). Néfi ensina o evangelho com “simplicidade” e clareza (2 Néfi 31:2; 32:7), e ainda assim pelo menos alguns de seu povo tiveram dificuldades para entender o que Ele ensinava (2 Néfi 32:1-4).

O simbolismo

Um método que os profetas nefitas repetidamente usaram para ensinar claramente ao povo sobre Cristo foi o de se basear no simbolismo e no ritual de adoração do templo israelita. O exemplo mais claro disso é o discurso do rei Benjamim, onde ele reuniu o povo no templo e lhes ensinou sobre o sangue expiatório de Cristo, provavelmente em conexão com os rituais do Dia da Expiação e outros festivais de outono israelitas (Mosias 2-5).

Jacó, irmão mais novo de Néfi, também ensinou sobre o plano de salvação no templo recém-construído, durante o que era provavelmente um dos festivais de outono (2 Néfi 6-10).

De acordo com Shon D. Hopkin, professor de escrituras antigas da BYU, Néfi fez a mesma coisa em 2 Néfi 31-32. “Ao ensinar estes conceitos da doutrina de Cristo que podem ter sido novos para os nefitas. Ele forneceu-lhes um contexto familiar, descrevendo-os em termos fornecidos pelo Templo de Salomão.” Como outro estudioso observou, “os últimos três capítulos de segundo Néfi estão saturados com o tema do véu do [templo].”

O Livro de Mórmon fala de Jesus Cristo

Sacerdotes e o o templo antigo

Na antiga Israel o sumo sacerdote era o único que podia passar pelo véu e entrar no Santo dos Santos, e ele só o fazia em um único dia—o Dia da Expiação. No processo de realização de vários rituais, o sumo sacerdote passava pelo altar do sacrifício e do mar e passaria pela entrada do templo.

Ali, no “Lugar Santo”, estava a menorah (um candelabro de sete ramos), a mesa de pão e o altar de incenso. O sumo sacerdote passaria por cada um destes emblemas enquanto ele cumpria seus deveres e se aproximava do véu do Santo dos Santos. Hopkin explica que no Dia da Expiação, “O sumo sacerdote era autorizado a passar os querubins ou anjos cosidos sobre o véu na presença simbólica de Deus em Seu trono, no Santo dos Santos.”

Hopkin argumentou que a apresentação de Néfi da doutrina de Cristo estava baseada “em imagens da ascensão do sumo sacerdote divino” realizada no Dia da Expiação, quando foi “do lado leste do Templo (no altar do sacrifício) para o lado oeste (no santo dos santos).

Na doutrina de Cristo, Hopkin compara o arrependimento e o batismo com a passagem simbólica pelo altar do sacrifício (arrependimento) e o mar fundido (batismo) ao entrar pela “porta” ou porta do templo para o “lugar santo”.

Uma vez que eles entraram pela porta do templo, “o adorador pode receber o batismo de fogo e ver a luz do Espírito Santo, simbolizado pelo menorah ou candelabro.” A partir daí, eles devem “prosseguir com firmeza”, “banqueteando-se com a palavra de Cristo” (2 Néfi 31:2; 32:3)—invocando o simbolismo da mesa do pão.

Neste ponto, Néfi “não pode dizer mais nada” (2 Néfi 32:7). “O adorador é deixado no véu, procurando falar a língua dos anjos, confiando na palavra de Deus e no dom do Espírito Santo.” Para ir mais longe, Néfi pede que oremos (2 Néfi 32:8-9)—a função simbólica do altar de incenso (veja Salmos 141:2; Apocalipse 8:3-4)—mas ele mesmo não pode divulgar mais coisas.

De pé ao véu, o adorador deve pedir e bater por si mesmo, para “falar com a língua dos anjos” (2 Néfi 32:2) a fim de passar pelo querubim que guarda o caminho para o Santo dos Santos, onde o Senhor Se “manifestará na carne” (2 Néfi 32:6).13

O templo para Néfi

O Élder Jeffrey R. Holland, baseando-se em 2 Néfi 11:1-3, disse que o testemunho de Jacó (2 Néfi 6-10), Isaías (2 Néfi 12-24), e Néfi (2 Néfi 31-33) estavam de pé “como sentinelas no portão do Livro de Mórmon,” sempre prontos a “admitir-nos à presença de Deus nas escrituras.”

Na verdade, estar próximo da presença do Senhor é exatamente onde o ponto alto de seu testemunho deixa os leitores no final de 2 Nefi. Deixando uma série de pistas literárias que se reúnem em 2 Néfi 33, Néfi mostra que ele mesmo realmente passou pelo véu e estará lá quando tivermos que encarar Deus (2 Néfi 33:11-15).

Por que Néfi teria usado o modelo mental do templo para terminar seu livro de profecias e ensinamentos sagrados? Néfi e Jacó amavam o templo que tinham sacrificado para construir como uma primeira ordem em sua nova cidade na terra de Néfi.

Tendo guiado magistralmente a construção daquele templo seguindo o modelo do Templo de Salomão, Néfi naturalmente usou sua planta baixa e equipamentos sagrados na estruturação literária de sua última oração sagrada.

No antigo templo israelita, “a procissão do sumo sacerdote reflete a viagem de Israel, passando pelos querubins colocados para leste do Éden e de volta à presença de Deus, revertendo os efeitos da queda de Adão e Eva.” Uma das consequências da queda é a morte (Gênesis 2:17; 2 Néfi 2:18-27; Alma 42:9), e a vinda do Messias foi prometida para a plenitude dos tempos para “redimir os filhos dos homens da queda” (2 Néfi 2:26).

Mas para recebê-lo, o homem deve apropriadamente “escolher a liberdade e a vida eterna” ou enfrentar “cativeiro e morte” (2 Néfi 2:27). Da mesma forma, se os procedimentos apropriados não foram seguidos pelo sumo sacerdote quando ele se aproximava do Santo dos Santos, “a entrada na presença de Deus implicava o risco de morte.”

O grande sumo sacerdote

Usando essa ascensão do sumo sacerdote como modelo para explicar a doutrina de Cristo, Néfi queria que toda a humanidade entendesse que, graças a Jesus Cristo, todos—e não apenas o sumo sacerdote—poderiam escolher seguir Cristo e o caminho sagrado que conduz à presença de Deus.

Cristo é o grande sumo sacerdote, que venceu a morte e a queda de uma vez por todas (Romanos 5:14-15; 1 Coríntios 15:21-26; Hebreus 10:10, 21). Assim, aqueles que seguem a doutrina de Cristo reverterão os efeitos da queda em suas próprias vidas, e depois de prosseguir com firmeza em Cristo, eles entrarão na presença de Deus—não com o risco de morte, mas com a promessa de vida eterna (ver 2 Néfi 31:18, 20).

Fonte: LDS Living

Relacionado:

O que é doutrina? E qual é a doutrina da Igreja de Jesus Cristo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *