Como lidar com uma amizade que só me coloca para baixo?

Pergunta

Como converso com minha amiga que se afastou da Igreja? Ela se concentra no criticismo e me coloca para baixo. Não quero perder a amizade dela. Sinto que fico triste depois de conversar com ela e não tenho um dia bom. Como posso lidar com uma amizade que só me coloca para baixo?

Resposta

Acredito que todos nós sabemos que a amizade está entre os dons mais valiosos da sociedade atual, e fico triste de ver as pessoas tratarem o conceito de “amizade” de maneira tão leviana.

A vida pode ser desafiadora e difícil, e muitas vezes precisamos confiar nos outros, especialmente bons amigos para nos ajudar a enfrentar nossos problemas.

Honrar

O Profeta Joseph Smith disse que “a amizade é um dos grandes princípios fundamentais do ‘mormonismo’”. E ele certamente estava correto.

Não precisamos voltar até a época de Joseph Smith. Os profetas atuais também nos deram valiosos conselhos sobre amizade. O Presidente Thomas S. Monson disse:

“Todos precisam de bons amigos. Seu círculo de amizade vai influenciar enormemente seu modo de pensar e sua conduta, e vice-versa. Se vocês e seus amigos tiverem valores em comum, poderão fortalecer e incentivar uns aos outros” (“A Preparação Traz Bênçãos”, Maio 2010).

Meu coração se entristece ao ver pessoas que não têm bons amigos.

A comunicação é a chave de todo relacionamento. Pode ser um cônjuge, um namorado, uma irmã, um pai e sim, um amigo.

Talvez neste caso seria melhor falar para ela que você não está mais confortável em ouvir as críticas dela sobre a Igreja, e prefere conversar sobre outros interesses em comum.

Afinal, espero e oro para que seu relacionamento seja baseado em muitas coisas, não somente na similaridade da fé que têm.

Se ela for uma boa amiga, então ela respeitará seus desejos e entenderá que o assunto incomoda e ofende você.

Então ela não falará mais do assunto e o problema será resolvido. Se ela se recusar levar seu pedido em consideração, então talvez seja hora de avaliar sua amizade e ver se é algo positivo em sua vida.

Hesito em dizer a última frase do parágrafo acima, por razões óbvias. Bons amigos são incrivelmente valiosos na vida, e podem nos enriquecer de muitas maneiras.

Devemos acabar com uma amizade somente em último caso, somente depois que todas as outras possibilidades de a salvar uma amizade são utilizadas.

Afinal, às vezes quando acabamos com uma amizade, podemos nunca a recuperar, e você não sabe o que tem até perde-lo.

Fonte: Ask Gramps

Relacionado:

Perguntas e respostas: Por que as escrituras dizem que Jesus é o “Pai” e o “Filho”?

 

The post Como lidar com uma amizade que só me coloca para baixo? appeared first on maisfe.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *