MaisFé.org

Como SUPORTAR os últimos dias antes da 2ª Vinda do Senhor?

A Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo está mais perto do que nunca – e sabemos disso pelos sinais que se mostram e pelos ensinamentos dos profetas e apóstolos de nosso tempo.

Alguns destes sinais são provações difíceis para toda família humana – muitas das quais são resultados da desobediência aos mandamentos. Entre estes sinais estão:

  • Falsos Cristos (Mateus 24:6, 22)
  • Os discípulos do Senhor serão odiados por todas as nações (Mateus 24:7)
  • O pecado será abundante (Mateus 24:8)
  • Falsos profetas surgirão (Mateus 24:9)
  • O amor de muitos esfriará (Mateus 24:10, 30)
  • Haverá grandes aflições sobre os judeus, e sobre os habitantes de Jerusalém, tais como nunca foram antes enviadas por Deus sobre Israel, desde o princípio de seu reino até agora; não, nem jamais tornarão a ser enviadas sobre Israel (Mateus 24:18)
  • Haverá guerras e rumores de guerras (Mateus 24:23, 28)

Ao ponderar sobre todas estas calamidades previstas, um sentimento de inquietação e medo pode surgir. Felizmente, o Senhor também nos deu a chave para sobreviver nestes “tempos trabalhosos” em que há “homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amantes dos deleites do que amantes de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela” (2 Timóteo 3:1-5).

Nosso amado profeta, o Presidente Russell M. Nelson, disse:

“Nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo, realizará algumas de Suas obras mais poderosas no período entre agora e quando Ele vier novamente. Veremos indicações milagrosas de que Deus, o Pai, e Seu Filho Jesus Cristo presidem esta Igreja com majestade e glória. Mas, nos dias que estão por vir, não será possível sobreviver espiritualmente sem a orientação, a direção, o consolo e a influência constante do Espírito Santo.”

O Espírito Santo é a chave para sobrevivência espiritual – e talvez temporal – de todos nós. É por isso que em Doutrina e Convênios 45:57 lemos:

“Pois aqueles que são prudentes e tiverem recebido a verdade e tomado o Santo Espírito por seu guia e não tiverem sido enganados — em verdade vos digo que não serão cortados e lançados no fogo, mas suportarão o dia.”

Assim para sobreviver precisamos ser prudentes, recebendo a verdade e tomando o Santo Espírito como guia e não podemos nos deixar enganar. Vou comentar brevemente esses dois elementos fundamentais para “suportar o dia”.

O que é Prudência?

A prudência é a virtude que nos faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos; significa cautela e precaução. A Parábola das dez virgens, em Mateus 25, ilustra bem esse princípio .

Jesus contou uma história sobre dez moças que foram a um casamento. Elas estavam esperando que o noivo chegasse para deixá-las entrar. Mas não sabiam a que horas ele viria. As dez moças tinham lâmpadas que queimavam azeite para iluminar. Cinco delas eram sábias e tinham azeite de reserva. As outras cinco não eram sábias e tinham só o azeite que estava nas lâmpadas. O noivo demorou bastante tempo para chegar e o azeite das lâmpadas acabou. As cinco moças sábias tinham mais azeite para colocar em suas lâmpadas, mas as outras cinco que não eram sábias tiveram que sair para comprá-lo. Enquanto estavam fora, o noivo chegou. Ele deixou que as cinco moças sábias entrassem para o casamento. Quando as outras cinco que não eram sábias voltaram, as portas estavam fechadas. Elas não puderam entrar no casamento.

O Presidente Dalllin H. Oaks ensinou:

“A mensagem dessa parábola é assustadora. As dez virgens obviamente representam os membros da Igreja de Cristo, pois todas foram convidadas para a festa de casamento e sabiam o que lhes seria exigido para poderem entrar quando o noivo chegasse. Mas apenas a metade estava preparada quando Ele veio.”

Como nos preparar? Como ser prudentes?

Em Mateus 24, quando o Senhor fala sobre os sinais de sua Segunda Vinda Ele garante que os últimos dias serão abreviados “por causa dos eleitos, de acordo com o convênio” (JS-Mateus 1:20). A forma de se preparar, portanto, inclui fazer e cumprir os convênios sagrados com Deus. As ordenanças de salvação são: o batismo, a confirmação (ou recebimento do dom do Espírito Santo), o sacerdócio, a investidura e o casamento eterno. Ao tomarmos sobre nós o nome de Cristo por meio destes convênios e cumprirmos os mandamentos associados a esses compromissos não apenas garantimos nossa sobrevivência espiritual, mas de outros – pois é devido a retidão que os últimos dias são abreviados.

Outro elemento da prudência é procurar conhecer a verdade. Jesus disse que ensinou sobre os sinais “por causa dos eleitos” (JS-Mateus 1:23). Aqueles que receberem “a verdade e” tomarem “o Santo Espírito por seu guia (…) não serão cortados e lançados no fogo, mas suportarão o dia.”

Obediência e atenção aos profetas

Para tomar o Espírito sobre nós precisamos obedecer a Deus. A desobediência nos coloca longe do Senhor e seus caminhos. Ficamos sujeitos ao erro. Felizmente Deus nos deu profetas. Eles podem nos ajudar a discernir a verdade do erro, e possuem as chaves para fazermos e cumprirmos convênios com Deus. O Presidente Joseph F. Smith disse:

“Para que não sejamos enganados, conduzidos ao erro, jogados de um lado para o outro por todo vento de doutrina, pelas tolas divagações ou pela astúcia dos homens, ou sigamos as falsas alegações de que Cristo está aqui ou ali [ver Mateus 24:23], Deus instituiu a verdadeira ordem de comunicação entre Ele e o homem, e estabeleceu-a em Sua Igreja, e toda a humanidade bem faria em dar ouvidos a essa verdade, para que não sejam enganados. O que estiver em harmonia com isso vem de Deus, o que estiver em oposição a isso vem de baixo”

Os profetas são os atalaias da torre. Eles podem ver coisas que não podemos. Nestes últimos dias, precisamos receber um testemunho do chamado divino deles, e confiar em sua voz. Só assim estaremos preparados para suportar e sobreviver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *