MaisFé.org

COVID-19 |Uma oportunidade para repensar em armazenamento

A pandemia mundial trouxe momentos difíceis para muitas pessoas ao redor do mundo. Muitos perderam familiares e amigos.

Muitos perderam empregos, ou renda ao terem suas cargas horárias diminuídas ou cortadas. E muitos viram a escassez nos mercados ao encontrarem muitas prateleiras vazias.

Especialistas estão dizendo que provavelmente teremos uma nova onda de COVID-19 entre o final 2020 e o começo de 2021.

Agora é o momento de anotarmos tudo o que aprendemos durante os últimos 2 meses sobre preparação, sobre as habilidade reais que temos ou que não temos e como é o abastecimento de alimentos durante um momento de crise.

Sabemos que enfrentaremos mais desafios antes que o Salvador retorne. Considere esse momento como uma simulação de incêndio, como aquelas que praticamos em escolas, ou em nossos trabalhos, para que possamos estar preparados.

O que aprendemos e precisamos para estar prontos?

Não devemos nos preocupar somente com o que um vírus pode fazer com o nosso futuro. Recentemente vimos terremotos em áreas incomuns, vimos um incêndio enorme que pode liberar radiação na Rússia e uma terrível invasão de gafanhotos na África que está destruindo plantações.

A Nova Zelândia e a Tailândia estão enfrentando enchentes que estão causando escassez de alimentos. Grandes enchentes causaram morte e destruição em países do Oriente Médio. Os casos de Ebola estão aumentando na República Democrática do Congo.

Com todos esses desafios podemos esperar que a igreja e o governo cuidem de nossas necessidades? Não.

Em outubro de 2005 Presidente Gordon B. Hinckley ensinou:

“Mas o melhor armazém é o armazém da família. Nas palavras da revelação, o Senhor disse: “Organizai-vos; preparai todas as coisas necessárias” (D&C 109:8). Por três quartos de século nosso povo tem sido aconselhado e incentivado a fazer esses preparativos a fim de garantir a sobrevivência, caso haja uma calamidade.”

Em outubro de 1995, o Élder L. Tom Perry nos alertou:

“Comecem agora a ela­bo­rar um plano, se ainda não têm algum; ou atua­li­zem seu plano atual. Procurem boas com­pras que se enqua­drem em seu arma­ze­na­men­to. Não esta­mos em situa­ção de alar­me, que exija com­pras de emer­gên­cia, mas real­men­te pre­ci­sa­mos ser cui­da­do­sos na com­pra e rodí­zio do supri­men­to que esta­mos guar­dan­do. A ins­ta­bi­li­da­de do mundo de hoje torna impe­ra­ti­vo dar­mos ouvi­dos a este con­se­lho e pre­pa­rar-nos para o futu­ro.”

O que aprendemos em nosso auto-isolamento que pode nos ajudar a estarmos preparados para o próximo desastre que possa vir a nos atingir?

Vimos que recentemente os supermercados ficam sem suprimentos e não podem repor o que acaba em suas prateleiras.

Ao conversar com dezenas de pessoas, descobri uma certa tendência sobre os itens que ficam em falta nas prateleiras em todo mundo. Fiquei surpresa.

Universalmente, seja na França, no Reino Unido, no pacífico, ou nos Estados Unidos, parece que alguns itens em específico ficam em falta, aonde quer que vivamos.

No topo da lista está o papel higiênico, todos já sabíamos disso. Recomendo fortemente que tenhamos estoque de papel higiênico como um ótimo item de barganha. Não precisei comprar durante os últimos meses e nem precisarei por algum tempo.

Outros itens que ficaram em falta foram ovos, pão, farinha, fermento, itens de higiene e frango. Apesar dessas informações serem interessante, o mais importante é entendermos o que faltou em nossa própria lista de necessidades.

A outra revelação: a conexão entre preparação e força espiritual. Como conversei com muitas pessoas nas últimas semanas, descobri aquelas que me dizem que estão lidando bem, estão confiantes e vendo os benefícios de ficar em casa, em sua maioria, são aquelas que estavam preparadas com armazenamento de itens no geral e temporalmente.

As pessoas parecem ter uma capacidade maior de serem guiadas pelo Espírito quando não estão preocupadas em alimentar suas famílias.

Agora é o momento de avaliar

Aprendi que preciso armazenar ovos. Vou congelar várias dúzias assim que eles estiverem disponíveis novamente. Tenho muito fermento, mas fiquei chocada quando as prateleiras de farinha ficaram vazias.

Então, sei que preciso armazenar um pouco mais. Também vou congelar um pouco mais de queijo. Eu sei o que faltou para a minha família. Mas e você?

Você sabe o que usou e precisa ser reposto? Você está anotando a lata de atum ou o molho de tomate que usou?

E os itens que não fazem parte da lista de alimentos? Antes dessa crise você percebeu quais são os itens que são necessários para a sua família, mas não são fáceis de encontrar porque são produzidos por outros países?

Você tem um bom estoque de vitaminas ou medicamentos básicos? Você tem um bom kit de primeiros socorros para emergências?

Fui a uma farmácia essa semana e vi que não havia uma caixinha de vitamina C ou zinco em nenhum lugar. Então, vi que precisava fazer meu inventário de itens não alimentícios.

Descobri que tinha mais produtos de cabelo e menos desodorante do que eu pensava. Tenho o suficiente para o momento, mas com certeza adicionarei alguns a mais. Também abastecerei meu armazenamento de álcool.

Se esse vírus voltar e precisarmos ficar de quarentena mais uma vez, como foi necessário durante a pandemia de 1918, você estará mais preparado agora que você sabe como é?

Agora é o momento para fazer uma lista de ocasiões especiais comemoradas pela sua família todos os anos. Você está preparado para comemorá-las?

Uma das perguntas mais feitas entre meus amigos e seguidores do Facebook é: Como podemos comemorar? Como posso tornar o aniversário do meu filho especial ou é nosso aniversário de casamento, o que podemos fazer?

Comidas favoritas, decorações legais, presentes pequenos, podem tornar essas datas especiais em dias maravilhosos. Você tem o que precisa? Esses itens estão na sua lista de preparação para armazenamento?

O que podemos fazer agora?

Faça uma lista. Comece listando as comidas que seus filhos sentem falta. Eles pediram por guloseimas ou pratos, mas você não tem os ingredientes para prepara-los? Registre os itens que sua família sentiu falta em sua lista de armazenamento.

Também liste as guloseimas e pratos que você sente falta. Eu estou com vontade de comer um mingau com chocolate amargo.

Quase nunca como esse tipo de mingau, mas quando você começa a comer mingau de aveia para economizar ovos, você percebe que é muito bom ter escolhas.

Aprenda ou pratique habilidades

É impossível não notar quantas pessoas estão costurando máscaras e aventais, uma habilidade que tem sido considerada não somente importante mais crucial para a nossa saúde e bem-estar.

Algumas comidas estão com pouco abastecimento e será que os campos foram plantados, e se foram, será que haverá pessoas para colher? Você pode e tem espaço fazer uma pequena horta em casa?

Em agosto de 1976, o Presidente Spencer W. Kimball aconselhou:

“Incentivamo-lhes a produzir o máximo de alimentos possível em suas propriedades. Plantem parreiras e árvores frutíferas próprias para o clima. Cultivem legumes e verduras e abasteçam de suas próprias hortas. Mesmo os que moram em apartamento, podem geralmente cultivar alguma coisa em vasos e jardineiras. Estudem o melhor método de produzir seus alimentos. Tornem seus jardins limpos e atraentes, bem como produtivos. Se houver crianças na casa, façam com que participem do programa, designando-lhes determinadas tarefas”.

Plantem agora. Muitas frutas e vegetais são fáceis de cultivar. Se você não entende muito, peça sugestões a amigos que entendem de cultivo.

Muitas pessoas receberam ou receberão auxilio do governo. O que você fará com esse auxílio? Muitos podem não estar trabalhando ou com o salário reduzidos, então o auxilio os ajudará a pagar suas contas.

Mas se esse não é o seu caso, você já pensou em abastecer o seu armazenamento com itens essenciais?

Em outubro de 1980 o Presidente Ezra Taft Benson disse:

“Com demasiada frequência nos recolhemos a nossa confortável complacência e racionalizamos que as devastações da guerra, os desastres econômicos, a fome e os terremotos são improváveis aqui. Os que acreditam nisso não conhecem as revelações do Senhor ou não acreditam nelas. Os que presunçosamente acham que essas calamidades não acontecerão e que, de algum modo, serão poupados devido à retidão dos santos, enganam-se e lamentarão o dia em que pensaram assim.”

Como humanos, esquecemos facilmente. Então, façam suas listas enquanto estão vivenciando essa adversidade e lembrem-se, façam um plano para seguir em frente.

Sem mais ‘confortável complacência’, as escrituras estão sendo cumpridas, é hora de agir.

Fonte: Meridian Magazine

Relacionado:

O que eu aprendi durante a pandemia da COVID-19: Temos muito pelo que agradecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *