MaisFé.org

Jesus Cristo nasceu no dia 6 de abril?

Para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o dia 6 de Abril é um dia significativo.

Foi nesta data, em 1830, que a Igreja foi oficialmente organizada no Estado de Nova Iorque. Quanto à seleção desta data para a organização da Igreja, temos o seguinte extraído dos documentos de Joseph Smith:

“Recebemos dele [Jesus Cristo] o seguinte, pelo espírito de profecia e de revelação, o que não apenas nos forneceu muitas informações, mas também nos indicou o dia exato em que, segundo a sua vontade e mandamento, deveríamos iniciar a organizar a sua Igreja mais uma vez aqui na Terra.”

D&C 20:1 é citado imediatamente após esta declaração, onde lê-se o seguinte:

“O surgimento da Igreja de Cristo nestes últimos dias, sendo mil oitocentos e trinta anos depois da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na carne, tendo a Igreja sido devidamente organizada e estabelecida em conformidade com as leis de nosso país, pela vontade e mandamentos de Deus, nenhum quarto mês e no sexto dia do mês que é chamado abril.”

Em suma, o Senhor certificou-se de que a Sua igreja começaria oficialmente no dia 6 de abril, que foi numa terça-feira em 1830.

A seleção do Senhor desta data parece ter sido tanto proposital quanto simbólica. Na verdade, muitos líderes da Igreja disseram que foi nessa data que o Salvador nasceu. Por exemplo, James E. Talmage em sua obra Jesus, o Cristo afirmou:

“Acreditamos que o nascimento de Jesus Cristo se deu no dia 6 de abril, como indicado em uma revelação moderna já citada, na qual aquele dia foi estabelecido, sem argumentação, como sendo uma data que marcava os mil oitocentos e trinta anos depois da vinda do Senhor na carne… Cremos que Jesus Cristo nasceu em Belém da Judéia a 6 de abril do ano 1 d.C.”

Da mesma forma, o Presidente Joseph F. Smith identificou o dia 6 de abril como a data de nascimento de Cristo em termos inequívocos. Ele disse:

“Estritamente falando, se esta Igreja foi organizada ‘mil oitocentos e trinta anos desde a vinda de nosso Senhor e Salvador na carne,’ o dia seis de abril deve ter sido o aniversário do Salvador. Se a organização da Igreja tivesse sido antes ou após esta data, se apenas por um ou qualquer número de dias, o grande evento teria sido há mais ou menos mil oitocentos e trinta anos. As opiniões formadas pelo estudo dos eventos cronológicos podem ou não ser exatas.  Mas dificilmente pensaríamos que o Senhor cometeria qualquer erro sobre datas.  Muito menos Ele, que nasceu neste dia.”

Em tempos mais recentes, O Presidente Spencer W. Kimball também confirmou em 1975 que “Cristo nasceu no dia 6 de abril.”

Cinco anos depois, ele repetiu esta declaração, na Conferência Geral. Este não foi um comentário aleatório, mas foi propositadamente afirmado em uma sessão especial da Conferência Geral realizada na fazenda Peter Whitmer em Fayette, Nova Iorque, em celebração ao sesquicentenário da organização da Igreja em 6 de abril de 1980. Ele disse:

“Hoje celebramos não só o sesquicentenário da organização da Igreja, mas também o maior evento da história humana desde o nascimento de Cristo neste dia há 1.980 anos. Hoje é Domingo de Páscoa.”

Haroldo B. Lee também confirmou que Cristo nasceu em 6 de abril, afirmando que 6 de abril “é uma data particularmente significativa porque comemora não só o aniversário da organização da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nesta dispensação, mas também o aniversário do nascimento do Salvador.”

O autor só foi capaz de encontrar dois membros da Primeira Presidência ou Quórum dos Doze que sugeriram uma data de nascimento diferente do que 6 de abril, e ambos basearam suas conclusões em achados de estudiosos ao invés de revelação.

Depois de rever o trabalho de estudiosos, Orson Pratt expressou sua crença de que o nascimento foi em 11 de abril, enquanto J. Reuben Clark disse que pensava ser em dezembro.

Mas outros irmãos líderes na Igreja concluíram que 6 de abril foi a data de nascimento, com base em D&C 20:1.

O apóstolo Hyrum M. Smith disse: “a Igreja foi organizada no dia 6 de abril de 1830. Esta data foi escolhida de acordo com um comando divino. Com toda a probabilidade, o dia 6 de abril é o aniversário do nosso Senhor.”

Em 1971, N. Elden Tanner afirmou, “membros da Igreja também acreditam que Cristo nasceu em 6 de abril no ano 1 d.C.”

E em 1986 Neal Maxwell afirmou: “Significativamente, Joseph foi libertado da Cadeia de Liberty em 6 de abril de 1839 e alguns dias depois escapou de seus sequestradores. Como você sabe, 6 de abril é a data de nascimento de Jesus. É também a data de nascimento de Sua Igreja nos últimos dias.”

Outros líderes fizeram declarações semelhantes. Por exemplo, Gordon B. Hinckley ao falar da organização da Igreja disse,

“Imagino dia 6 de abril de 1830. Os poucos que creram na missão de Joseph se reuniram naquele dia, que foi designado por revelação divina como ‘mil oitocentos e trinta anos depois da vinda’ de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na carne.”

Em seu discurso na conferência em 6 de abril de 1997, Richard G. Scott afirmou, “é 6 de abril. As escrituras modernas registram que Jesus Cristo nasceu neste dia.”

E David A. Bednar disse em seu discurso de 6 de abril em 2014, “Hoje é dia 6 de abril. Sabemos por revelação que hoje é o dia verdadeiro e preciso do nascimento do Salvador. O dia 6 de abril também é o dia em que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada.”

Muitos estudiosos santos dos últimos dias também analisaram cuidadosamente a questão do nascimento do Salvador. Por exemplo, John C. Lefgren argumentou em seu livro “April Sixth” (6 de Abril) que evidências científicas apoiavam o nascimento de Cristo em 6 de abril, exatamente 1830 anos antes da Igreja ser organizada.

Outros estudiosos têm discutido as evidências em que ele se baseou, alguns contestando-a e outros achando-a persuasiva.

Mais recentemente, em 2014, John A. Tvedtnes revisou a evidência acadêmica, concluindo que o nascimento foi provavelmente por volta de 6 de abril.

Porém, outros estudiosos debateram a data. Um dos mais notáveis foi Jeffrey R. Chadwick, que concluiu que na verdade o nascimento aconteceu em dezembro. Não muito tempo depois, dois estudiosos contestaram esta visão.

Há pouco tempo, John P. Pratt, após uma complicada e extensa revisão dos mais diversos sistemas de calendários, indicou que o nascimento foi no dia 6 de abril e o ano de nascimento foi de 1 d.C., exatamente como Joseph F. Smith, James E. Talmage, e Spencer W. Kimball afirmaram.

Fonte: Meridian Magazine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *