MaisFé.org

Lições de Jó: Deus não é um Deus de explicações

Vários anos atrás, uma escola particular cristã me pediu para apresentar alguns workshops para seu corpo docente sobre o livro de Jó.

Liguei para meu amigo e mentor Dr. Robert L. Millet e perguntei: “Qual é o nosso melhor livro sobre o livro de Jó?” Eu esperava que um dos professores de Educação Religiosa da BYU tivesse escrito um algo sobre o assunto.

O irmão Millet respondeu: “Não temos um. Procure em The Bible Jesus Read por Philip Yancey. Ele é um excelente autor cristão e editor da revista Christianity Today.” Fico feliz por ter seguido este conselho.

Ao mesmo tempo, Philip Yancey escreveu uma coluna para a revista Reader’s Digest, uma série chamada “Drama in Real Life”.

Essa série incluía histórias sobre corredores que encontraram ursos, pessoas que saiam para fazer trilhas e se perderam ou pessoas comuns que de repente se viram no meio de um desastre natural.

Philip Yancey entrevistou esses sobreviventes e escreveu suas histórias. Como cristão, ele observou:

“Cada pessoa que entrevistei me disse que a tragédia pela qual passaram os empurrou contra a parede com Deus.

Infelizmente, cada pessoa também fez uma acusação devastadora contra a igreja: os cristãos, eles relatavam, pioraram as coisas.

Pessoas cristãs que os visitavam no hospital falavam sobre teorias como: Deus está punindo você; Não, não é Deus, é Satanás! ; Não, foi Deus quem o escolheu a dedo para dar-lhe glória;

Não foi Deus nem Satanás, você acabou ficando no caminho de uma mãe ursa zangada.

Como um sobrevivente me disse, ‘As teorias me confundiram e nenhuma delas ajudou. Eu queria a segurança e o conforto de Deus e do povo de Deus. Em quase todos os casos, os cristãos trouxeram mais dor e pouco conforto.’” (The Bible Jesus Read [Grand Rapids: Zondervan, 1999], 45-46).

Pode ser interessante: Escola Dominical: 3 maneiras de estudar o Vem e Segue-Me em 2022

Talvez todos sejamos culpados de tentar especular sobre por que outros tiveram um julgamento específico ou foram afetados por uma morte prematura:

“Bem, acho que Deus precisava deles agora.” E pior, podemos fazer um julgamento: “Talvez eles não devessem estar lá” ou “Se eles estivessem vivendo o evangelho, isso poderia não ter acontecido”.

Em suma, estamos cedendo à nossa tendência natural de tentar dar sentido a algo que não faz sentido.

Ao longo dos anos, aprendi que por mais que eu gostasse que Ele fosse, Deus nem sempre é um Deus de explicações. Ele simplesmente não é. Pelo menos não nesta vida. Como a irmã Sheri Dew ensinou:

“Embora o Senhor nos revele muitas coisas, Ele nunca disse a Seu povo do convênio tudo sobre tudo. Somos advertidos a ‘não duvideis, mas acreditai’ [Mórmon 9:27]” (Worth the Wrestle [Salt Lake City: Deseret Book, 2017], 48).

O livro de Jó é o lugar perfeito para fazer um estudo de caso de alguém que lidou com problemas que simplesmente não faziam sentido.

Jó tem 42 capítulos, mas o que aconteceu com Jó, todas as coisas ruins, aconteceu em apenas seis versículos.

Um mensageiro chega com más notícias e, antes que ele termine de falar, outro mensageiro chega trazendo mais más notícias, e depois outro, e depois outro!

“Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; E caíram sobre eles os sabeus; e os tomaram, e mataram os servos ao fio da espada, e só eu escapei para te trazer a nova. Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para te trazer a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Dividiram-se os caldeus em três tropas, caíram sobre os camelos, e os tomaram, e mataram os servos ao fio da espada, e só eu escapei para te trazer a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, eis que um grande vento sobreveio de além do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os jovens, e morreram, e só eu escapei para te trazer a nova.” (Jó 1:14-19)

Veja também: Você conhece bem o livro de Salmos?

O livro de Jó começa nos dizendo que Jó era “íntegro e reto” e “temente a Deus e desviava-se do mal”.

Esses são adjetivos muito bons. Poucas pessoas nas escrituras são descritas dessa forma. Em outras palavras, o que aconteceu com Jó não fazia sentido.

A resposta de Jó a todos os seus infortúnios é uma das frases mais citadas no Antigo Testamento:

“Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21).

As tragédias costumam acontecer em um instante. Então, passamos a vida inteira tentando lidar com elas e descobri-las.

O que aconteceu com Jó é abordado nos primeiros dois capítulos. Os próximos trinta e cinco capítulos são Jó e seus amigos tentando entender tudo.

Nos capítulos finais de Jó, o Senhor finalmente fala, repreendendo a todos por seu raciocínio falho.

No início, os amigos de Jó apenas sentaram-se com ele. Sem palavras, sem falar; eles apenas deram a Jó o conforto de sua companhia. Eu amo essa parte.

Então, as coisas pioraram. Com o passar do tempo, os amigos de Jó tentaram explicar por que ele estava sofrendo.

Em outras palavras, eles tentaram forçar as coisas a fazerem sentido – pelo menos para fazerem sentido em suas próprias mentes, com sua própria compreensão limitada e mortal – com resultados desastrosos.

Eles tiraram conclusões falsas que causaram mais dor e angústia para Jó e nos deram mais quarenta capítulos do Velho Testamento para ler.

O livro de Jó também nos força a fazer algumas perguntas difíceis e pontuais a nós mesmos: Por que amamos o Senhor? Bem, é óbvio! Por causa de tudo o que Ele fez por nós.

Em quase todas as reuniões de testemunho, expressamos gratidão a Deus, e devemos! Cantamos canções sobre a bondade de Deus e sobre como Ele nos abençoa enquanto contamos nossas bênçãos “uma a uma” e cantamos pela “beleza do mundo”.

Mas a história de Jó nos interrompe quando pergunta: “Amamos a Deus apenas por causa do que Ele nos deu?”

Claro que O amamos. Amo a Deus porque Ele tem sido bom para mim. Mas nós O amaríamos se Ele não fosse bom para nós? Nós O amaríamos se Ele tirasse tudo, incluindo nossos bens, nossa família e nossa saúde?

Ainda poderíamos cantar “porque muito me foi dado, eu também devo dar”, se Ele tivesse tirado tudo sem nenhuma razão? Ainda poderíamos amar a Deus se nosso sofrimento não fizesse sentido?

A resposta de Jó ao seu próprio sofrimento nos deu algumas das linhas mais famosas e citadas ​​de todo o Velho Testamento:

Jó 1:21: “O Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.”

Jó 2:10: “Receberemos o abem de Deus, e não receberíamos o mal?”

Jó 13:15: “Ainda que ele me matasse, nele esperarei.”

Jó 14:1: “O homem nascido da mulher é curto de dias e farto de inquietação.”

Jó 19:25-26: “Porque eu asei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha apele, contudo ainda em minha carne verei a Deus.”

Pode ser interessante: Uma reflexão sobre o significado de “Deus é amor”

À medida que lemos o livro de Jó, prevemos que no final, de alguma forma, tudo fará sentido, mas não faz.

Quando o Senhor finalmente fala, Ele não responde a nenhuma das perguntas de Jó. Ele simplesmente pergunta: “Onde estavas tu, quando eu afundava a terra?” e lembra Jó de Seu poder, sabedoria e grandeza.

Ele nunca disse a Jó e nunca disse a nós, leitores da história, por que tudo aconteceu. Ele não é um Deus de explicações.

Em uma nota mais positiva, é interessante observar que Deus lembrou a Jó que no mundo pré-mortal rejubilavam com a perspectiva por entrar neste mundo de provações, mesmo aquelas que não saberíamos explicar. O Élder Neal A. Maxwell comentou:

“Embora a maior parte do nosso sofrimento seja autoinfligido, alguns são causados ​​ou permitidos por Deus. Essa realidade séria exige uma submissão profunda, especialmente quando Deus não remove o cálice de nós. Em tais circunstâncias, quando lembrados sobre os rejúbilos pré-mortais enquanto o plano desta vida era desenvolvido (ver Jó 38:7), talvez possamos ser perdoados se, em alguns momentos, nos perguntarmos do que se tratava todo esse júbilo” (“Disposto a Enviar” Ensign, maio de 1985).

Sim, a mensagem positiva de Jó é que Deus respondeu. Ele não explicou tudo, mas o fato de ter respondido mostra que Ele estava ciente de Jó, ciente de seu sofrimento e de sua luta para dar sentido a tudo – demonstrando que Deus não é um pai desinteressado e ausente.

Ele não criou o mundo como alguém dá corda a um relógio e depois se afasta apenas interessado em ver o que aconteceria com pouco cuidado ou preocupação. Ele ouviu Jó e vai nos ouvir.

E no final, Jó recuperou seus bens, em dobro. Ele recuperou a saúde e conseguiu novos relacionamentos familiares amorosos.

E, acreditamos, ele se reunirá na próxima vida com sua antiga família que faleceu.

Curiosamente, porém, o Senhor nunca disse a ele por quê. Esses tipos de respostas demoram a chegar. Mas isso dá um lugar para começar.

Deus está ciente de nós e sabe o que estamos passando.

O exemplo de Jó é um bom ponto de partida quando a vida não faz sentido.

Nota: Este artigo é uma tradução de um trecho do livro “When It Doesn’t Make Sense,” escrito por John Bytheway. 

Fonte: LDS Living

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *