Medo: Você está deixando Satanás controlar sua vida?

Medo. É uma emoção que todos os seres humanos já sentiram. O medo pode limitar o nosso progresso e as oportunidades que se apresentam a nós. Algumas pessoas até deixam o medo arruinar as suas vidas. Então, o que sabemos sobre o medo e como podemos combatê-lo?

Medo: A experiência de Adão e Eva

Ao ler em Gênesis, descobrimos que a primeira emoção mencionada na Bíblia é o medo. Este medo foi sentido no Jardim do Éden por Adão e Eva. Em Gênesis 3, Satanás engana Adão e Eva e os leva para comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Logo depois, Deus vai ao Jardim do Éden e visita Adão e Eva.

E o Senhor Deus chamou Adão, e disse-lhe: Onde estás?

E ele disse: Ouvi a tua voz no jardim e temi, porque estava nu, e escondi-me.

E Deus disse: Quem te disse que estavas nu?

Adão admite a Deus que sentiu medo. O medo de Adão veio do conhecimento de que ele estava nu diante de Deus. O próprio Satanás informou Adão de sua nudez. Portanto, o medo que Adão sentiu foi provocado por Satanás. Da mesma forma, o medo que experimentamos nos tempos modernos vem de Satanás.

Medo: A arma de Satanás

Satanás quer limitar o nosso progresso. Ele não quer que avancemos para nos tornarmos como nosso irmão, Jesus Cristo. Satanás usa o medo para parar nosso progresso e nos confundir em nossa jornada. Por exemplo, Satanás sabe que enganar um fiel Santo dos Últimos Dias para acreditar que o casamento não é uma parte necessária do plano de nosso Pai não é muito eficaz. No entanto, Satanás quer impedir o progresso do casamento e da família. Assim, ele faz com que muitos jovens adultos fiquem com medo, ou assustados demais para dar o primeiro passo e namorar sério ou com medo de se comprometer com alguém.

Em um devocional na BYU Idaho, o Élder Paul B. Pieper dos Setenta disse:

“Congelados pelo medo, muitos ficam parados como objetos que estão sofrendo a ação em vez de seguir em frente e agir com fé”

Todos fomos abençoados com o dom do arbítrio. Portanto, não podemos simplesmente ficar sentados, esperando que a vida passe. Temos de tomar decisões importantes, que mudem a nossa vida, a fim de nos fazer progredir.

O Presidente Monson ensinou: “Seria fácil ficarmos desanimados e descrentes em relação ao futuro, ou até temerosos do que está por vir, se nos concentrássemos apenas no que está errado no mundo e em nossa vida. O Apóstolo Paulo declarou: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. Novamente aprendemos que o medo não vem de Deus.

Medo: Inibe a orientação espiritual

Satanás também pode usar o medo para nos impedir de receber a revelação pessoal. Quando encaramos uma decisão importante, como a escolha de servir uma missão ou não, podemos nos tornar temerosos sobre qual será a resposta de Deus e se ela se alinha com a nossa própria vontade.

O meu primeiro semestre na BYU foi terrível. No final dos quatro meses, eu estava pronto para desistir de tudo. Eu já tinha começado a pensar em uma transferência para uma outra universidade mais perto de casa. Eu me recusei a orar e perguntar ao meu Pai Celestial o que Ele tinha planejado para mim, simplesmente porque eu estava morrendo de medo dele me dizer para continuar na BYU.

Uma noite, fui para a cama pensando no que deveria fazer sobre a minha educação formal, e reparei que sentia um enorme buraco no estômago. Comecei a chorar e finalmente me ajoelhei. Implorei ao meu Pai Celestial que não me mandasse de volta para a BYU. Por um momento, senti uma grande de paz e escutei uma voz, que dizia: “Tens de voltar.” O sentimento de paz passou e eu comecei a chorar de novo, pensando em como seria difícil voltar. Mas eu sabia que este era o plano que o Pai Celestial tinha para mim.

Resumindo, voltei para a BYU e vivi quatro meses que mudaram a minha vida. O meu semestre estava cheio de milagres, apoio e amor—totalmente diferente do semestre anterior. Sou tão grato por ter confiado no plano do Senhor por mim, continuado a progredir, e retornado a BYU.

Confiar no Senhor nem sempre é fácil. Mas ao fazê-lo, continuaremos progredindo e não permitiremos que Satanás tenha controle sobre nossas vidas.

Fonte: Third Hour

Relacionado:

Como Satanás criou a vergonha e 5 maneiras de combate-la

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *