MaisFé.org

O apóstolo Paulo foi casado? Ele incentivou as pessoas a não casar?

Paulo provavelmente não estava casado na ocasião em que escreveu ao membros de Corinto. Entretanto, o fato dele defender o casamento e dar tantos conselhos sobre a vida conjugal demonstram que ele já havia sido casado.

Em 1 Coríntios 7:25–40 Paulo deu sua opinião sobre os membros solteiros que foram “chamados ao ministério” [isso ficam ais claro na Tradução de Joseph Smith, 1 Coríntios 7:29 (no apêndice da Bíblia)] . Paulo explicou que ser solteiro lhe permitia servir ao Senhor “sem distração alguma” (versículo 35), ou sem preocupações materiais relacionadas a sustentar uma família. No entanto, ele não os proibiu de casar.

Portanto, na ocasião, ele deveria estar viúvo. Alguns dos apóstolos modernos, como o Elder Richard G. Scott, ficaram solteiros muitos anos, pois a esposa faleceu e ele decidiu não casar novamente. Outros apóstolos, após o falecimento da esposa, contrariam novas nupcias. Essa é uma decisão pessoal e envolve questões íntimas. Daí porque especialmente no capítulo 7 de 1 Coríntios Paulo faz questão de distinguir o que é mandamento do Senhor – e o que é sua opinião pessoal.

Paulo era contra o casamento?

Claro que não! Paulo escreveu a favor do casamento em várias ocasiões.

1 Coríntios 9:1–5; 11:11 – “Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? (…) Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.”

1 Timóteo 3:2 – “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar”

Hebreus 13:4 – “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.”

Contudo, usando como base 1 Coríntios 7:8, 25–35, algumas pessoas erroneamente podem concluir que Paulo se opunha ao casamento. A Tradução de Joseph Smith, no entanto, esclarece que nesses versículos Paulo falou para os que estavam em breve “[sendo] chamados ao ministério”, ou para o serviço missionário [Tradução de Joseph Smith, 1 Coríntios 7:29 (no Apêndice da Bíblia)].

Visto sob essa perspectiva, seu conselho foi semelhante ao que é dado pelos líderes da Igreja hoje, que aconselham os jovens missionários a se absterem de namorar ou ter um relacionamento amoroso enquanto servem missão. As palavras de Paulo registradas em 1 Coríntios 7, então, não são um retrato completo de pontos de vista de Paulo sobre o casamento, mas tinham a intenção de abordar uma situação temporária e específica na vida daqueles que foram chamados para servir missão.

A importância do Casamento

Além dos abundantes ensinamentos de Paulo sobre o casamento, que disse “Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.” (1 Coríntios 11:11), o Elder Richard G. Scott, que mencionei acima, deu um discurso marcante sobre a importância do Casamento Eterno. Ele disse:

“Dois dos pilares fundamentais que sustentam o plano de felicidade do Pai Celestial são o casamento e a família. Sua nobre importância é ressaltada pelos esforços incansáveis de Satanás em dividir a família e minar o significado das ordenanças do templo, que unem a família para a eternidade. (…)

É muito gratificante estar casado. O casamento é maravilhoso. Com o tempo vocês começam a pensar da mesma forma e têm as mesmas ideias e impressões. Haverá momentos em que estarão extremamente felizes e haverá momentos de provação, mas o Senhor os guiará em todas essas experiências de crescimento conjunto.

(…)

Sinto pena de todo homem que ainda não tomou a decisão de buscar uma companheira eterna e dói-me o coração de pensar nas irmãs que não tiveram a oportunidade de se casar. Algumas de vocês podem sentir-se solitárias e pouco valorizadas e talvez não consigam ver como lhes será possível terem as bênçãos do casamento e de filhos, ou sua própria família. Tudo é possível para o Senhor, e Ele cumpre as promessas que inspira Seus profetas a declarar. A eternidade é um longo tempo. Tenham fé nessas promessas e vivam de modo a serem dignas delas, para que a Seu tempo o Senhor as possa tornar realidade em sua vida. Com certeza, vocês receberão todas as bênçãos prometidas das quais forem dignas.” (“As bênção Eternas do Casamento“, Conferência Geral abril de 2011)

Ao considerarmos a importância que os profetas e apóstolos dão ao casamento, entendemos seu lugar central no Plano de Deus e compreendemos melhor o que Paulo ensinou no Novo Testamento, mesmo ele estando temporariamente sem esposa na ocasião.

2 thoughts on “O apóstolo Paulo foi casado? Ele incentivou as pessoas a não casar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *