MaisFé.org

O seu testemunho tem uma data de validade

No momento em que você começar a se sentir confortável com o seu testemunho, soe o alarme e redobre sua atenção. Porque seu testemunho tem uma data de validade. Se você não tiver cuidado, você pode encontrar surpresas e tragédias no futuro. O Elder David A. Bednar nos alertou:

Guepardos e topis

“Susan e eu passamos quase duas horas observando dois guepardos que estavam vigiando uma manada de topis, os antílopes mais comuns da África. As gramíneas altas e secas da savana africana estavam douradas e quase ocultavam completamente os predadores enquanto perseguiam um grupo de topis. Os guepardos estavam separados um do outro cerca de 90 metros, mas trabalhavam em equipe.

Enquanto um guepardo aguardava ereto no meio do mato sem se mover, o outro se arrastava, abaixado, aproximando-se lentamente dos topis que de nada suspeitavam. Suspeitavam. Então, o guepardo que estava inerte desapareceu no meio do mato no exato momento em que o outro se sentou ereto. Esse padrão que se alternava de um guepardo se arrastando abaixado para frente enquanto o outro se sentava ereto no meio do mato continuou por um longo tempo. A sutileza furtiva dessa estratégia tinha a intenção de distrair e enganar os topis e, assim, divergir a atenção deles do perigo iminente. Paciente e continuamente, os dois guepardos trabalharam em equipe para garantir sua próxima refeição.

Posicionados sobre cupinzeiros entre a grande manada de topis e os guepardos que se aproximavam estavam vários topis mais velhos e mais fortes, servindo de sentinelas. A visão ampliada da pradaria do alto dos cupinzeiros permitia que os topis guardiões procurassem sinais de perigo.

Assim, repentinamente, tão logo os guepardos ficaram a uma distância de ataque, todo o grupo de topis saiu em disparada. Assim, repentinamente, tão logo os guepardos ficaram a uma distância de ataque, todo o grupo de topis saiu em disparada.

E o que os guepardos fizeram em seguida? Sem demora, os dois guepardos retomaram o padrão de um se arrastar abaixado para frente enquanto o outro se sentava ereto no meio do mato. O padrão de perseguição continuou. Eles não pararam. Não pararam para descansar. Foram incansáveis ao seguir sua estratégia de enganar e distrair. Susan e eu observamos os guepardos desaparecerem ao longe, sempre se aproximando cada vez mais da manada de topis.

Moral da história

Não importa a segurança espiritual que tenha sentido no passado, essa segurança não dura para sempre. Com o passar do tempo, o adversário encontra os seus pontos cegos. O processo é descrito em 2 Néfi 28:21:

E a outros pacificará e acalentará com segurança carnal, de modo que dirão: Tudo vai bem em Sião; sim, Sião prospera. Tudo vai bem — e assim o diabo engana suas almas e os conduz cuidadosamente ao inferno.

Tornar-se complacentes com o nosso status espiritual — com a nossa fé, com o nosso testemunho – não é uma opção se quisermos sobreviver espiritualmente.

Você provavelmente já deve ter visto isto acontecer antes. Você consegue lembrar de pessoas que em um determinado momento de suas vidas pareciam gigantes espirituais, e então de repente, “desviaram-se por caminhos proibidos e perderam-se?” Os guepardos finalmente os pegaram.

Movimento es vida

A esperança vem na forma de movimento constante. Perdoe-me pela referência da cultura pop, mas este mesmo princípio é expresso em um dos meus filmes favoritos: Guerra Mundial Z.

No filme, o personagem de Brad Pitt (um ex-funcionário das Nações Unidas) está acostumado com situações perigosas. Então, quando Brad, sua família e outra família se escondem dos zumbis num apartamento da cidade, o Brad sabe o que tem de ser feito.

“Eu costumava trabalhar em lugares perigosos. As pessoas que se mudaram sobreviveram. E aqueles que não… Movimiento es vida”, explicou à família que falava espanhol. “Movimento é vida.”

Não é fácil estar sempre em movimento. Requer esforço, resistência e vigilância constante. Se você não se mexer, você morre. Os zumbis pegam você, como o fizeram com a família que se recusou a continuar em movimento com Brad Pitt. Os guepardos pegam você, como o fazem com os topis que estão pastando despreocupadamente, ignorantes dos perigos que os assolam.

Como continuar em movimento?

Você já ouviu as respostas antes. “Vá à Igreja, ore e estude as escrituras.” Ao longo dos anos, a repetição dessas respostas se tornou um pouco cansativa para algumas pessoas. Mas acho que as repetimos tantas vezes porque são as rodas que nos fazem continuar em movimento, avançando para longe dos guepardos que sempre estão alertas.

É interessante que o conselho não é: “estude suas escrituras todos os dias até que você obtenha um testemunho. Depois disso, vai ficar tudo bem”

Em vez disso, é:

Meus queridos irmãos e irmãs, prometo que, ao estudarem o Livro de Mórmon em espírito de oração todos os dias, vocês tomarão melhores decisões — todos os dias. Prometo que, ao ponderarem sobre o que estudarem, as janelas do céu se abrirão e vocês receberão respostas para suas próprias perguntas e orientação para sua própria vida. Prometo que, ao se aprofundarem diariamente no Livro de Mórmon, vocês serão imunizados contra os males diários. – Presidente Russell M. Nelson

o privilégio da oração

Mas em um nível mais pessoal, além das chamadas respostas primárias, o que você precisa fazer para continuar em movimento? Não sei a resposta para isso, mas sei quem sabe. E é tão essencial que você aprenda a ouvir essa fonte que o Presidente Nelson também enfatizou,

Nos dias que estão por vir, não será possível sobreviver espiritualmente sem a orientação, a direção, o consolo e a influência constante do Espírito Santo.

Mais uma vez, há uma data de validade no seu testemunho atual. É o dia em que os guepardos finalmente avançam. E sempre que você escapa, eles se reagrupam. O seu testemunho precisa sempre de ser atualizado, reabastecido e renovado. Se você é um membro há muito tempo ou um recém converso: Mantenha esse testemunho em movimento, ou tudo pode estar perdido.

Fonte: ThirdHour

Relacionado:

Você está dando a devida atenção ao seu testemunho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *