MaisFé.org

Perguntas e respostas: O que significa “eterna destruição do corpo”?

Pergunta

Entendo que somos redimidos dos efeitos físicos (morte física) da Queda através da ressureição de Cristo. Li em 2 Néfi 1:22 que a maldade pode trazer “eterna destruição, tanto da alma como do corpo”. Se todos ressuscitaremos, então o que é a “eterna destruição do corpo” da qual Leí se refere?

Resposta

Ponderei sobre sua pergunta e alguns pensamentos vieram a minha mente e coração. Um dos pensamentos me lembrou da minha afirmação preferida feita por Morôni no Livro de Mórmon.

Enquanto Morôni escrevia as impressões de seu coração ele fez uma pergunta honesta ao Senhor (Éter 12:23-24).

“E eu disse-lhe: Senhor, os gentios farão zombaria destas coisas, em virtude de nossa deficiência na escrita; pois, Senhor, tu nos fizeste poderosos na palavra pela fé, mas não nos fizeste poderosos na escrita…

E fizeste com que pudéssemos escrever só um pouco, em virtude da inabilidade de nossas mãos. Eis que tu não nos fizeste poderosos na escrita como o irmão de Jarede.”

Quando leio esta escritura e a sua pergunta, penso se Leí realmente não queria dizer “[do espírito] e do corpo” ao invés de “da alma e do corpo”.

Não tenho certeza se é realmente o caso, porque sob outra luz, quando olhamos para o dicionário American Heritage, a palavra “alma” é definida como, “Uma parte dos humanos considerada imaterial, imortal, separável do corpo na morte, capaz de julgamento moral e suscetível à felicidade ou miséria em um estado futuro”.

Quando Joseph Smith estava traduzindo o Livro de Mórmon, uma palavra comum intercambiável para espírito seria alma.

Então, isso tornaria a declaração de Leí mais precisa a respeito da destruição eterna da alma (espírito) e do corpo. A palavra “corpo” não acrescentaria nenhum significado adicional a esta escritura.

Vamos refletir sobre como você aplica a palavra corpo nessa pergunta. Se Leí propositalmente usou “alma” e “corpo” para definir mais claramente o estado eterno daqueles que são desobedientes, o que isso significaria?

Leí poderia estar apontando a diferença entre o corpo da alma que recebe a vida eterna e o corpo da alma que não recebe a vida eterna. Cada reino tem diferentes aparências e glórias, que são comparadas às das estrelas, da lua e do sol.

As palavras de Joseph Fielding Smith podem ter mais significado do que só a nossa interpretação das palavras de Leí,

“Toda alma nascida neste mundo receberá a ressurreição e imortalidade, e há de permanecer para sempre. Destruição, por conseguinte, não significa aniquilação. Quando o Senhor diz que serão destruídas, [isso] significa que serão banidas de sua presença, que serão isoladas da presença da luz e verdade, e não terão o privilégio de obter sua exaltação; e isso é destruição” (Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 vols., 1994, vol. II, pp. 226–227). “A iniquidade destrói a oportunidade de ressurreição em um grau de glória mais elevado” (ver D&C 88:30–31).

Joseph Fielding Smith usa a frase “a ressurreição e imortalidade” apesar de significarem a mesma coisa, provavelmente igual a Léi e a tradução que recebemos.

Leí parece enfatizar que nossos corpos (almas ressurretas, almas glorificadas) como Joseph Fielding Smith enfatizou a imortalidade como um resultado da ressurreição.

Um último pensamento sobre o assunto: 2 Néfi 1:22 a eterna destruição de ambos, corpo e alma.

“Esta expressão não se refere à aniquilação do corpo e do espírito dos ímpios. Tal interpretação contrairia muitas passagens das escrituras, grande parte das quais foi falada por profetas nefitas. O Livro de Mórmon é enfático ao dizer que a ressurreição é universal e consiste na união inseparável do corpo e do espírito (ver Alma 11: 44-45; Alma 40: 19-23.). O corpo e a alma podem ser considerados como tendo sido destruídos, no sentido de que surgiram em alguma ressurreição diferente da primeira ou da ressurreição celestial. Neste caso, esse era o significado das palavras de Leí (ver 1 Néfi 14:3)”. (McConkie e Millet, Doctrinal Commentary on the Book of Mormon, vol. 1, p. 189)

Fonte: Ask Gramps

Relacionado:

A Igreja de Jesus Cristo responde: “Por que temos a Conferência Geral?’

The post Perguntas e respostas: O que significa “eterna destruição do corpo”? appeared first on maisfe.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *