MaisFé.org

Perguntas e Respostas: “Se houve uma Grande Apostasia, isso significa que Cristo falhou?”

É uma pergunta bastante comum para os não-membros da Igreja que estão aprendendo pela primeira vez sobre a apostasia da igreja primitiva. E é uma pergunta válida.

Certamente, um dos propósitos do ministério de Cristo foi estabelecer Sua igreja na terra. Mas nós, Santos dos Últimos Dias, acreditamos que depois da morte de Cristo e do martírio dos apóstolos, essa igreja foi destruída. Então tudo isso foi para nada? Não faz mais sentido que Jesus entre no palco como o herói invencível? Ele chega, derrota Satanás, estabelece Sua igreja e voila! Tudo se transforma em borboletas e arco-íris depois disso, certo? Considere o seguinte.

Cristo nunca foi exatamente o que as pessoas esperavam

O Salvador sempre teve uma maneira de fazer (ou ser) o inesperado. Os judeus esperavam que um líder militar que literalmente os salvassem do domínio romano. Mas Cristo era um humilde carpinteiro determinado a fornecer uma maneira de nos livrarmos do pecado.

Pode-se supor que, para ser verdadeiramente livre, não se deve limitar-se a um sentimento de obediência a qualquer coisa ou a alguém. Mas Cristo ensinou que é a obediência a Deus que traz a verdadeira liberdade.

Somente é natural acreditar que uma vida gratificante vem de se concentrar em melhorar suas próprias circunstâncias. Mas Cristo ensinou “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a sua vida por causa de mim, achá-la-á.”

Os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. As coisas fracas se tornarão fortes. Os mansos herdarão a terra.

Devemos nos acostumar a esperar o inesperado e não cometer o erro de assumir que sabemos como as coisas acontecem no plano do Salvador. Com isso em mente, vamos falar sobre a Grande Apostasia.

O padrão da ressurreição

James E. Talmage, em seu livro A Grande Apostasia, mostra um argumento importante:

“Qual teria sido o veredicto do mundo sobre o sucesso ou fracasso da missão de Cristo, haveria uma votação na época da crucificação? Aparentemente, Seus inimigos haviam triunfado; Aquele que proclamou a si mesmo como o Messias, o Filho de Deus, a ressurreição e a vida, sobre quem a morte não poderia prevalecer, havia sofrido o destino dos malfeitores, e seu corpo estava em um sepulcro. Mas o veredicto dos séculos, que é o veredicto das eternidades que virão, mostra esse “fracasso” como o maior triunfo de todos os tempos, a vitória das vitórias.”

E nós vemos o mesmo padrão em outro lugar.

Cristo poderia ter curado Lázaro no momento em que soube de seus problemas. Mas Ele não o fez. Ele deixou Lázaro morrer. Família e amigos lamentaram sua perda. Jesus chorou. E então Jesus trouxe Lázaro de volta dos mortos.

Deus faz um convênio com o povo da antiga Israel, nomeando-os como Seu povo escolhido. No entanto, esse povo escolhido tropeça e cai no poço da maldade. Eles são perseguidos e espalhados pelo mundo. A história do povo escolhido de Deus tem sido um aparente fracasso. Poxa, foi esse mesmo povo escolhido que crucificou o mesmo Deus que os escolheu!

E, no entanto, enquanto Israel foi destruída e dispersa, nos últimos dias eles também estão sendo reunidos novamente. Não acabou até acabar.

A Grande Apostasia é diferente?

Se Cristo permitiu que Seu corpo físico morresse, apenas para depois roubar a vitória da morte, por que alguns são céticos quando se trata da morte temporária da igreja (o corpo espiritual de Cristo) que Ele estabeleceu?

Ora vós sois o corpo de Cristo, e membros em particular (1 Coríntios 12:27) … Pois, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição … Eis que é imprescindível e justo, de acordo com o poder e a ressurreição de Cristo, que a alma do homem seja restituída a seu corpo e que, ao corpo, sejam restituídas todas as suas partes (Alma 41: 2).

Aquilo que morre será ressuscitado.

E, de fato, embora a igreja primitiva tenha transgredido as leis, modificado as ordenanças e quebrado o convênio eterno, a Restauração está acontecendo.

Fonte: Third Hour

Relacionado:

Você é um Néfi ou um Lamã? Entender o caminho que leva à apostasia

One thought on “Perguntas e Respostas: “Se houve uma Grande Apostasia, isso significa que Cristo falhou?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *