MaisFé.org

Qual é a diferença entre uma lei e um mandamento?

Pergunta

Eu gostaria de saber a diferença entre uma lei e um mandamento. Eu gostaria de entender se significam a mesma coisa, se sim, por que o apóstolo Paulo diz que não estamos vivendo sob a lei, mas ainda observamos os mandamentos.

Por exemplo, o dízimo, os dez mandamentos e não seguir a lei (circuncisão e outras). E também entender qual é a relação entre a lei, os mandamentos e a graça.

Resposta

As palavras podem ter mais de um significado. Quando Deus deu os mandamentos para Israel através de Moisés, eles eram conhecidos com a Lei (ver os Dez Mandamentos e a Lei de Moisés).

Todos os mandamentos na Lei de Moisés foram feitos para direcionar as pessoas a Cristo e Sua Expiação, para que pudessem ganhar a remissão de seus pecados.

páscoa centralizada em Cristo

Então Cristo veio e expiou por todos os pecados da humanidade. Isto cumpriu a Lei de Moisés e todos os mandamentos que foram feitos para direcionar as pessoas a Cristo.

E isso também exigiu novos mandamentos e leis para direcionar as pessoas a Cristo e para lembrá-las do que Ele havia feito.

O povo judeu teve dificuldade em abandonar o que fazia há séculos. Por isso Paulo pregou sobre o cumprimento da Lei. Ele estava falando com os judeus, que sabiam que quando Paulo falava sobre a Lei, ele se referia a Lei de Moisés ou os velhos mandamentos. A antiga Lei (de Moisés) foi substituída pelos novos mandamentos.

O que nos leva a ‘graça’. O profeta Néfi esclareceu esse relacionamento em 2 Néfi 25:23:

“Pois sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer.”

Ninguém além de Cristo obedeceu perfeitamente às leis e mandamentos. Ninguém além de Cristo mereceu (ou poderia merecer) o céu através da obediência aos mandamentos. Todo mundo falha.

Cristo é nosso Salvador e Juiz e Seu julgamento será o perfeito equilíbrio entre a misericórdia e a justiça, baseado em nossa situação pessoal e disposição em Segui-Lo.

Fonte: Ask Gramps

Relacionado:

Como o Pai Celestial é a luz que ilumina o caminho à frente de nós

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *