MaisFé.org

Que NÃO dizer a uma pessoa que sofre bullying

O bullying é algo que afeta a todas as pessoas, independentemente de ser uma vítima ou não, é algo que atinge tanto crianças como adultos.

O Dr. Mark Hatzenbuehler, professor de ciências sociomédicas da Universidade de Columbia, disse que o bullying é resultado de “um conjunto de impulsos sociais e psicológicos”.

Existem muitas formas de intimidar alguém e cada uma delas é tão prejudicial como as outras.

Muitas vezes é difícil saber o que dizer para poder ajudar alguém que sofre bullying, por isso aqui vão algumas dicas.

  1. “Não seja tão sensível”

Dizer este tipo de coisa é o mesmo que dizer que a pessoa é a culpada pelo bullying que sofre devido à sua reação ao assédio que recebe. É como dizer que quem deve mudar é a vítima e não a pessoa que está causando o bullying.

Ao invés disso, você pode dizer: “você é incrível!!!” ou “não é errado se sentir chateado ou triste a respeito disso”.

Você pode assegurar-lhes que o que estão sentindo é normal, e lembrá-los o quão fortes e incríveis são.

  1. “Bate mesmo!”

O bullying não é algo que deva se misturar com a violência. Muito facilmente pode ficar fora de controle. Um comportamento agressivo pode fazer com que a situação se torne ainda pior. A violência nunca é a solução.

Você pode dizer: “Como podemos enfrentar isso juntos?”.

Sua amizade pode fazer a diferença neste momento da vida da pessoa. Passe tempo com essa pessoa, certifique-se de que ela saiba que não está sozinha e que consiga fazer coisas que aumentem a sua auto-estima e confiança.

  1. “Defenda-se”

Este conselho não funciona por muitas razões. Pode fazer com que uma pessoa sinta que não é capaz ou que não pode se defender.

Você pode dizer: “Estou aqui para apoiá-lo”.

O bullying afeta a auto-estima de uma pessoa e pode ser muito difícil ter que enfrentar o problema sozinho.

Isso permite que a pessoa saiba que você quer ajudá-la a superar esta situação e, o mais importante, que a pessoa lembre que não é culpa dela.

  1. “Só ignora”

Se alguém lhe falar para ignorar algo que está causando estresse e ansiedade, saiba que esse não é um bom conselho. Ignorar o bullying não serve de nada, dizer “só ignora” poderia afastar a pessoas e impedi-la de compartilhar seus sentimentos com você sobre qualquer outra coisa no futuro.

Isso poderia ter um efeito grave em sua saúde mental, pois a pessoa pode reprimir seus sentimentos, o que pode levá-la a sofrer com a depressão e, em casos extremos, ao suicídio.

Você pode dizer: “vamos falar dos seus sentimentos”, “vamos falar sobre isso”.

Esta é uma resposta muito mais útil e compassiva. As pessoas podem sentir que são importantes para você e que elas não estão sozinhas. Também lhes permite saber que existe alguém que se preocupa com elas.

  1. “Faz parte da vida”

Mesmo que sofrer bullying durante a adolescência seja algo comum, não significa que seja algo bom ou algo que devemos aceitar.

Você pode dizer: “o que aconteceu com você?” ou “como posso ajudá-lo?”

Essas perguntas dão à pessoa a oportunidade de falar honestamente e abertamente sobre o que lhes aconteceu e sobre seus sentimentos.

  1. “Afaste-se deles”

Ao dizer isso, minimizamos o problema. Também não é realista pensar que estas situações podem ser evitadas com facilidade. É melhor reconhecer o que está acontecendo e tentar pensar em formas de combater ou resolver o bullying.

Você pode dizer: “você não merece ser tratado dessa maneira” ou “você merece algo melhor”

E você, como acredita que poderia ajudar a uma pessoa que sofre bullying? Compartilhe conosco nos comentários.

Fonte: MásFe.org

Relacionado: 

Apóstolo SUD fala Sobre Direitos LGBT, Casamento, Bullying e Suicídio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *