As lindas e simples verdades que nos trazem paz em tempos de confusão

Algumas vezes nos sentimos completamente frustrados no mundo em que vivemos, e sentimos que a cada uma das nossas crenças está sendo tentada e testada. Ouvimos vozes conflitantes ao nosso redor, e podemos nos perder nos barulhos da sociedade.

A Conferência Geral pode ser um momento para descansarmos nossos ouvidos desses barulhos e podemos focar nas palavras calmantes do Evangelho de Jesus Cristo, que são ensinadas pelos líderes da Igreja Dele.

Dentre tantas lições que aprendemos na Conferência Geral, o que nos traz mais paz é a reiteração das simples e lindas verdades que impactam os nossos dias. Separamos 5 lindas e simples verdades para nos ajudar quando nossas vidas parecerem confusas e quando parecer difícil de ver a mão de Senhor.

1ª Verdade – Deus é nosso Pai Celestial.

Podemos viver em tempos confusos, mas somos lembrados pelos líderes da Igreja, que vivemos em uma época abençoada. O Élder Bruce R. McConkie disse uma vez:

“Não sei o que fizemos na pré-existência para merecer as maravilhosas bênçãos que desfrutamos. Viemos para a Terra nesta época grandiosa da longa história da humanidade. É uma época maravilhosa, a melhor de todas.”

Cultivar um senso saudável de otimismo pode nos lembrar que todos os dias, temos muito pelo que ser gratos e que somos verdadeiramente abençoados por estarmos vivos em uma época tão importante para o mundo.

Quando encaramos tempos confusos, podemos sempre nos voltar com grande sinceridade para o nosso amado Pai Celestial e saber que Ele ouvirá nossas orações.

2ª Verdade – Ele sempre está a uma oração de distância.

Um dos maiores presentes que temos nessa vida é a oração. Em momentos onde sentimos que mal podemos navegar em meio a tanta confusão e barulho, uma oração silenciosa de gratidão ou um pedido de ajuda, pode ser exatamente o que precisamos para nos concentrarmos e encontrarmos a clareza que precisamos para continuar seguindo em frente.

Cada pedido e súplica por ajuda é ouvida, e as respostas, apesar de poderem chegar quando menos esperamos, com certeza virão. O Élder Dieter F. Uchtdorf disse:

“Para fortalecer nosso relacionamento com Deus precisamos despender tempo significativo a sós com Ele.”

Uma oração sincera nos ajudará a encontrar paz e clareza, e nosso Pai Celestial está sempre ansioso para nos ouvir. Uma vez um missionário explicou que uma oração é como uma ligação telefônica para nossos pais, depois de não falar conosco por algum tempo.

Eles correm para o telefone e ficaram muito animados com o som da nossa voz, e ao contarmos sobre as nossas experiências diárias, até mesmo sobre os pequenos detalhes que achamos insignificantes. O nosso Pai Celestial se sente da mesma maneira com as nossas orações e sempre fica feliz de ouvir a nossa voz e ouvir as nossas experiências.

3ª Verdade – Estamos indo muito melhor do que pensamos.

A comparação pode ser um dos maiores drenos para o nossa saúde mental e espiritual. Todos nós estamos buscando ser melhores a cada dia, e às vezes pode parecer que temos uma montanha de imperfeições, fraquezas e coisas que desesperadamente queremos mudar em nós mesmos. Estas coisas junto com a comparação que fazemos com outras pessoas, pode rapidamente nos levar ao caminho do desânimo.

No entanto, nosso Pai Celestial não nos colocou nessa terra para que nos sintamos inadequados ou para nos comparemos com os outros. Ele nos colocou aqui para termos alegria e para sentirmos a alegria do progresso.

É como terminar uma corrida, um projeto, ou um bom livro. A jornada é tão importante quando o destino. Lloyd Newell exemplificou perfeitamente esta frase na seguinte afirmação:

“Nenhuma obra–prima é criada toda de uma vez. Então seja grato pelos pequenos sucessos, as pequenas alegrias, os bons momentos e até mesmo os momentos difíceis. Cada um deles é uma pincelada, uma estrofe, ou outra nota em direção ao produto final. Cada um deles nos traz experiências, nos ensina, nos fortalece para o que virá à frente.

A vida é um processo de mudança e aperfeiçoamento: nos tornamos um pouco mais gentis, um pouco mais fortes, um pouco melhores. Então, sejam pacientes com o processo, e lembrem-se que cada um de nós é um trabalho em andamento – uma obra-prima em construção.”

4ª Verdade – A fé é uma jornada, não um destino.

Frequentemente parece que quando estamos tentando ao máximo escolher ativamente a fé em nossa vida diária, de repente percebemos o quanto nossa fé ainda precisa aumentar. Nesses momentos, quando sentimos que temos muito a fazer, podemos ter o conforto de saber que ter fé é uma verdadeira jornada. É uma influência que guia as nossas vidas e que passa por montanhas e vales.

Até mesmo o mais valente dentre aqueles que servem ao Senhor, tem momentos onde sente que não teve fé para continuar. Nosso Pai Celestial tem tanto amor por nós e sabe de nossas dúvidas e perguntas.

O componente mais importante no Plano de Salvação é o nosso arbítrio, nossa habilidade de escolha. Nosso amado Pai Celestial quer que busquemos por Ele e utilizemos todas as ferramentas disponíveis para que nos aproximemos Dele.

As palavras dos Profetas e Apóstolos, especialmente durante a Conferência Geral, nos ajudam a sentir o amor Dele e a reviver os aspectos da nossa fé que podem estar cansados. Podemos ter esperança ao sabermos que estamos em uma jornada com a nossa fé, e que cada esforço é um sucesso aos olhos do Senhor.

5ª Verdade – Somos filhos de Deus.

Enquanto servia como missionário em Tóquio no Japão, me lembro de testemunhar milagres que ficarão comigo para sempre. Um que sempre se destacará para mim é sobre a calma influência do hino da primária “Sou um Filho de Deus.”

Tóquio é uma mistura de diferentes países, culturas e pessoas. Enquanto servia, cantei “Sou um Filho de Deus” em vários de idiomas, mas a influência calmante do Espírito sempre preenchia a sala da mesma maneira.

Acima de todas as coisas, somos filhos de Deus. Para Ele, somos inestimáveis. Não precisamos ter status, um corpo perfeito, riqueza, ou até mesmo uma fé perfeita para estar envolvidos em Seu amor. Tudo o que Ele nos pede é que tentemos e demos o nosso melhor esforço para seguir os conselhos e mandamentos Dele a cada dia.

Fonte: LDSDaily

Relacionado:

7 milagres modernos que lhe trarão esperança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *