MaisFé.org

“Eis que depressa venho” – a Segunda Vinda está muito próxima

O Senhor repetiu muitas vezes em Doutrina e Convênios que Ele virá depressa:

“Eis que depressa venho” (D&C 33:18, 35:27, 41:4, 49:28, 68:35, 87:8, 88:126)

Ele vem depressa “para julgar, para convencer a todos de suas ações iníquas cometidas contra mim” (D&C 99:5). Vem depressa também para dar descanso as almas dos que cedo lhe buscaram (D&C 54:10).

O fato do Senhor repetir tantas vezes que vem depressa pode ser intrigante para alguns. De fato, um dos sinais da aproximação da vinda de Cristo é que algumas pessoas “dirão que Cristo retarda sua vinda” (D&C 45:26).

Mas porque  o Senhor enfatizaria tanto, especialmente no Livro de Doutrina e Convênios, que é a obra-padrão mais recente que temos, a rápida aproximação de sua Segunda Vinda? O que Ele deseja que saibamos, sintamos, façamos e nos tornemos ao considerar que Ele depressa vem?

O Senhor quer que saibamos que Ele vem logo

Numa percepção divina, o breve intervalo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo é muito pequeno. Entretanto, Cristo é capaz de ver como nós vemos e dirigiu suas revelações para nosso entendimento. Sendo assim, Ele não disse que viria rapidamente apenas para endossar que Ele percebe a realidade temporal de maneira distinta.

A primeira razão Dele enfatizar seu breve retorno é a de que Ele quer que sejamos bons servos. Ao contrário do servo mau citado em Mateus 24 e na Pérola de Grande Valor (Mateus 1:51-55) diz “no seu coração: O meu senhor retarda sua vinda” e por isso ele espanca os demais e come e bebe com os ébrios. Ele será surpreendido: “virá o senhor daquele servo num dia em que não o espera, e à hora em que ele não sabe; E separá-lo-á e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.”

Os servos do Senhor formam o povo do convênio. Eles não se envergonham de Seu Mestre. Eles são aqueles que O “aguardam, pois ainda esperam a vinda do Messias” (2 Néfi 6:13, itálicos adicionados).

O Senhor quer que estejamos prontos para Seu retorno e que preparemos outros para recebê-lo. A voz de advertência é responsabilidade dos santos. Devemos anunciar a Vinda Dele. Devemos dizer que se não houver arrependimento, o sofrimento será inevitável (D&C 1:1-14).

a expiação

Sinais da Segunda Vinda

A data e a hora do retorno do Senhor Jesus Cristo a ninguém foi revelado. Jesus disse “Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai” (Mateus 24:36, 49:7). Não obstante, Cristo nos deu sinais para que saibamos que a hora está próxima (Mateus 24:33).

O Presidente Dallin H. Oaks relacionou alguns sinais da Segunda Vinda de Cristo:

“As profecias bíblicas e as modernas falam de muitos sinais da Segunda Vinda, como estes:A plenitude do evangelho será restaurada e pregada a todo o mundo como testemunho para todas as nações;

  1. Falsos Cristos e falsos profetas enganarão a muitos;
  2. Guerras e rumores de guerras, uma nação contra a outra;
  3. Terremotos em diversos lugares;
  4. Fome e doenças;
  5. Uma praga terrível; uma doença desoladora cobrirá a terra;
  6. A iniquidade irá multiplicar-se;
  7. A Terra estará em tumulto;
  8. O coração dos homens falhará. (Ver Mateus 24:5–15; Joseph Smith—Mateus 1:22, 28–32; D&C 45:26–33.)

Numa outra revelação, o Senhor declara que alguns desses sinais representam Sua voz chamando Seu povo ao arrependimento:

“Escutai, ó nações da Terra, e ouvi as palavras do Deus que vos criou. (…)

Quantas vezes vos chamei pela boca de meus servos e pelo ministério de anjos e por minha própria voz; e pela voz de trovões e pela voz de relâmpagos e pela voz da tempestade; e pela voz dos terremotos e grandes chuvas de pedra; e pela voz da fome e pestilências de toda espécie, (…)[e] quis salvar-vos com salvação eterna, mas vós não o quisestes!” (D&C 43:23, 25)

Ao analisarmos as escrituras – especialmente as que falam dos sinais da Segunda Vinda – fica cada vez mais claro que o Senhor voltará em breve. Os profetas atuais tem testificado muito a respeito da segunda-vinda.”

páscoa centralizada em Cristo

Quando Cristo virá? Virá em breve

Uma vez Joseph Smith perguntou ao Senhor quando Cristo voltaria. Ele recebeu a resposta inesperada do Senhor – ” Joseph, meu filho, (…) não me importunes mais com esse assunto”. Joseph, portanto, não recebeu a certeza de data alguma (D&C 130:14-16).

O Senhor declarou:

“Aquele que me teme estará esperando que venha o grande dia do Senhor, sim, os sinais da vinda do Filho do Homem”, sinais que serão mostrados “em cima nos céus e embaixo na Terra”. (D&C 45:39–40).

Portanto, a melhor resposta que podemos ter é que Ele voltará em breve. O Presidente Oaks ensinou:

“E se esse dia fosse amanhã? Se soubéssemos que iríamos encontrar o Senhor amanhã—devido a uma morte prematura ou por causa de Sua vinda inesperada—o que faríamos hoje? Que confissões faríamos? O que deixaríamos de fazer? Que problemas de relacionamento teríamos que solucionar? A quem perdoaríamos? Que testemunhos iríamos prestar?

Se faríamos essas coisas nessa ocasião, por que não agora? Por que não buscar a paz enquanto podemos encontrá-la? Se nossas lâmpadas de preparação estão quase vazias, vamos repor o óleo imediatamente.

Precisamos preparar-nos tanto física como espiritualmente para os eventos profetizados para a Segunda Vinda.” (“A Preparação para a Segunda Vinda”, Conferência Geral abril de 2014)

Relacionado:

Como entender melhor a declaração de Jesus “Eu sou a Luz do mundo”

 

 

The post “Eis que depressa venho” – a Segunda Vinda está muito próxima appeared first on maisfe.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *