MaisFé.org

Paulo testificou: Cristo é o Redentor, o Criador, o Primogênito e o nosso Deus

A apóstolo Paulo testificou em Colossenses a respeito do Senhor Jesus Cristo. Ele disse aos santos do passado que devemos dar graças ao Pai Celestial pela dádiva de Seu Filho amado, pois por meio dele nos tornamos participantes da “herança dos santos da luz”. Ele disse:

“[Deus] nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.” (Colossenses 1:13-20)

Paulo cita atributos e títulos do Senhor Jesus Cristo. Muitas pessoas no mundo cristão não reconhecem esses títulos em Jesus Cristo. Vamos falar um pouco sobre cada um.

Filho de Deus

Jesus Cristo é o Filho literal da Deus – tanto no espírito, quanto na carne (na mortalidade). Ele foi o primeiro a nascer em espírito – e aqui na Terra se tornou o Unigênito de Deus. Unigênito significa único – Cristo era parte mortal, parte Deus. Seus atributos divinos lhe permitiam descidir quando morrer. Ele sofreu infinitamente mais que um mortal poderia, e após terminar seu sacrificio, entregou seu espírito.

Cristo faz parte da Trindade – um quórum de Deuses – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Eles são seres separados e distintios – e cada qual tem suas funções. Mas são perfeitamente unidos no propósito de nos ajudar e salvar.

Primogênito

Jesus Cristo é Jeová, o primeiro que nasceu nos céus. Ele é nosso irmão mais velho, nosso exemplo. Ele se voluntariou para vir a Terra e morrer por nós. Ele é também o “primeiro e o último”, o “alfa e o ômega”. Nele reside toda verdade e luz.

Aqueles que alcançam a vida eterna se tornam membro da Igreja do Primogênito. Ele é o caminho e a vida. É nele que encontramos alegria.

Criador

Ao contrário do que muitos pensam, não foi Deus o Pai, mas sim, Jesus Cristo, que executou a maior parte da obra criadora. Aprendemos que o Pai se envolveu diretamente apenas na criação do homem e da mulher – e que Jesus é quem coordenava todo trabalho, evidentemente sempre reportando e sendo orientado pelo Pai Celestial. Ele é o Verbo que se fez carne e que criou o mundo e tudo o que Nele há, como testificou João (João 1).

Cabeça da Igreja

Cristo é o cabeça da Igreja, significando que Ele lidera sua Igreja. Mesmo que Ele não esteja fisicamente presente o tempo todo, Ele conduz sua Igreja por revelação a seus servos escolhidos. O Presidente Russell M. Nelson, atual Presidente da Igreja de Jesus Cristo hoje, declarou:

“Sabemos quem é o Cabeça da Igreja: o próprio Jesus Cristo.” (Conferência Geral outubro de 2018)

Primeiro a Ressuscitar

Jesus Cristo foi o primeiro a se levatar dos mortos com um corpo perfeito. Antes dele alguns haviam revivido para continuarem sua provação mortal. Mas ninguém jamais havia ressuscitado. Ele foi o primeiro, e por meio Dele muitos outros se levantaram dos mortos.

No final, todos os homens que morrem irão ressuscitar. Essa é uma dádiva gratuita para todos, independentemente das obras.

Redentor e Salvador

Cristo nos salva tanto da morte física quanto da morte espiritual. Ele é o Redentor pois nos possibilita o arrependimento e nos dá o perdão. Somos redimidos pelo seu poder expiatório. Sua graça nos enche de paz, nos qualifica para o Espírito Santo e nos refina.

Somos salvos da morte física. Todos, sem exceção, viverão novamente. Ele é o Senhor, Salvador do mundo. E todo joelho se dobrará e confessará essa verdade – mais cedo ou mais tarde.

Nós podemos receber o mesmo testemunho de Paulo a respeito do Senhor, quando oramos e guardamos os mandamentos de Deus. O Espírito pode nos ensinar que Cristo é nosso amigo, irmão, pai, companheiro, líder e Deus. Sei disso, e os convido, caso não saibam também, a descobrir essas verdades. Elas mudarão tudo na sua vida e te encherão de alegria e paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *