Perguntas e Respostas: Devo orar pelo alimento quando estou em público?

Pergunta:

Olá. Quando estou em público, às vezes me pergunto se é apropriado orar para agradecer e abençoar alimento.

Resposta:

A oração antes das refeições expressa nossa gratidão pelo alimento que iremos comer. Expressa também nosso pedido de que aquela refeição nos faça bem.

Quando oramos antes das refeições somos levados a uma profunda reflexão do quão abençoados somos por mais uma vez, termos algo para comer. E inclusive, essa reflexão gera em nós uma ação de não desperdício.

Quando estamos em casa, reunidos em família, nossas orações normalmente são feitas com um tom alto para que todos os presentes possam ouvir e participar.

Por outro lado, quando estamos em público nem sempre isso é possível ou até mesmo adequado.

Mais importante que o tom de voz que usamos durante nossas orações, é o que dizemos durante elas.

Quando estivermos em público pode ser mais conveniente pedir licença para os presentes, fechar os olhos, abaixar a cabeça e em pensamento proferir uma oração.

Não perca, no entanto, a oportunidade de ensinar esse princípio quando estiver com outras pessoas.

No mês passado, fui fazer um curso fora de minha cidade e ninguém ali me conhecia. Então, na hora do almoço, estava com um grupo de 6 pessoas, quando pedi a eles um momento, pois ia fazer uma oração para abençoar o alimento… Uma das pessoas presentes pediu que eu fizesse uma oração para abençoar a refeição de todos e com o consentimento do grupo assim fiz.

Depois da oração, o almoço foi acompanhado por boas conversas sobre religião e uma ótima oportunidade de compartilhar o Evangelho surgiu!

Essa foi uma ocasião excepcional, mas não ter vergonha de dizer em que acreditamos é essencial.

Não importa se sua oração é em voz alta ou no silêncio de seu coração, o Senhor está atento a todos os detalhes e sempre disposto a nos ouvir.

Relacionado:

Perguntas e Respostas: Tudo bem ir acampar com alguém que estou namorando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *