19 formas como a Igreja está preparada para a pandemia de COVID-19

Duas semanas atrás, eu estava saindo do templo e ao ligar meu celular, fui bombardeada por uma avalanche de notificações: um jogador Utah Jazz havia testado positivo para COVID-19, grandes reuniões do instituto, incluindo formaturas, haviam sido canceladas e parecia que eu iria trabalhar em casa por algum tempo.

Tudo isso em uma só noite. E nos próximos dias, as reuniões da Igreja seriam suspensas em todo o mundo, os missionários retornariam às suas nações de origem, e a adoração do templo seria temporariamente suspensa.

Penso frequentemente no que senti naquela sessão do templo—a minha última sessão do templo por um tempo—e me agarro a esses sentimentos de paz.

A vida parece mais diferente agora do que nunca, mas eu encontro conforto ao ver como o Senhor nos preparou para a pandemia da COVID-19. Esta lista está longe de ser completa, mas aqui estão 19 maneiras que eu acredito que a Igreja está pronta para esta situação:

  1. Adoração centrada no lar e apoiada pela Igreja

Desde o início de 2019, indivíduos e famílias têm trazido o ensino do evangelho para o lar. Quando o programa foi introduzido pela primeira vez, o Élder Quentin L. Cook disse: “nós estamos cientes do impacto espiritual e da profunda e duradoura conversão que pode ser alcançada dentro do lar.” Felizmente, tivemos um ano para nos acostumarmos à adoração centrada no lar antes de precisarmos adorar exclusivamente em casa.

lar

  1. O novo Manual é disponibilizado para todos

Quando as reuniões da Igreja foram temporariamente suspensas, os bispos foram incumbidos de aconselharem-se com seus presidentes de estaca para disponibilizar o sacramento aos membros por pelo menos uma vez no mês. Muitos bispos deram autorização aos portadores do sacerdócio para administrar o sacramento em casa. Um dos novos capítulos atualizados do manual, disponibilizado (em inglês) em fevereiro de 2020, contém instruções de como administrar o sacramento. Eu acho que não é coincidência que “a Primeira Presidência e [Quórum dos] Doze sentiram que as atualizações do [manual] eram importantes o suficiente para serem lançadas o mais rápido possível”, de acordo com o Élder Anthony D. Perkins.

  1. Ministração

Quando o programa de ministração foi anunciado em abril de 2018, o Élder Jeffrey R. Holland disse: “grande parte do nosso esforço de ministração será em outras situações que não sejam em casa.” A ministração não exigia visitas nas casas das pessoas e por isso abriu caminho para ministrar através da tecnologia ou de outras formas.

  1. O novo Quórum combinado de Élderes

Em abril de 2018, o presidente Nelson anunciou uma reestruturação nos quóruns do sacerdócio de Melquisedeque, que combinava o Quórum de Élderes e o grupo dos sumos-sacerdotes. O Élder Ronald A. Rasband disse: “esses ajustes irão ajudar o Quórum de Élderes e a Sociedades de Socorro a harmonizarem o seu trabalho. Eles também simplificarão a coordenação do quórum com o bispado e o conselho de ala.” Certamente que esta harmonia e coordenação estão acontecendo agora, já que a ala é responsável pelos seus membros durante a pandemia.

Aulas do quórum de Élderes, grupo de Sumo Sacerdotes e Sociedade de Socorro serão diferentes em 2018

  1. Dízimos e doações feitas online

A partir de 2015, a Igreja implementou uma forma de pagar o dízimo e fazer outras doações por meio da internet em vez de precisar entregar o envelope ao seu bispo.

  1. Descontinuação do período de espera de um ano após o casamento civil

Em maio de 2019, a Primeira Presidência anunciou que “os casais que se casaram legalmente podem ser selados no templo quando recebem sua recomendação para entrar no templo.” Ou seja, não precisariam esperar um ano para se selarem.

Com todos os templos temporariamente fechados em todo o mundo, muitos casais podem optar por ter um casamento civil até que os templos retomem as operações normais.

  1. Missionários usam dispositivos eletrônicos para fazer o trabalho missionário

Em uma transmissão mundial, em junho de 2013, o Élder L. Tom Perry anunciou que os missionários usariam a internet e os dispositivos digitais em seu trabalho. Agora, sete anos depois, “missionários que permanecem em regiões onde a COVID-19 é uma grande preocupação, estão tomando precauções para permanecer saudáveis, incluindo ficar em seus apartamentos tanto quanto possível, evitando a interação pessoal com outras pessoas e ensinando através de telefonemas ou por meio de outras tecnologias”, de acordo com o Newsroom. O processo de ensino on-line está sendo desenvolvido por sete anos e agora, muitos estão utilizando tecnologia para manter contato com aqueles que eles têm ensinado pessoalmente.

  1. Mais opções para os missionários se comunicarem com suas famílias

Em fevereiro de 2019, a Igreja deu aos missionários mais opções para se comunicarem com suas famílias durante o dia da preparação, incluindo mensagens de texto, mensagens on-line, telefonemas e conversas de vídeo, além de cartas e e-mails. Só posso imaginar como esses recursos se tornaram úteis, já que os missionários estão passando por tempos incertos com mudanças pendentes e planos de viagem.

  1. Reservas financeiras

Em uma entrevista com a Deseret News no início deste ano, o Bispado Presidente falou sobre as reservas financeiras da Igreja. “Chegará o momento em que todos esses recursos e reservas serão necessários”, disse o Bispo W. Christopher Waddell. “Não sabemos quando, não sabemos exatamente de que forma. Queremos estar preparados para qualquer situação.” Enquanto não se sabe se a Igreja está atualmente utilizando essas reservas financeiras durante a pandemia, acho que é reconfortante saber que a Igreja provavelmente não precisará fazer dívidas para ajudar membros em meio a pandemia ou enviar dezenas de milhares de missionários para seus países de origem.

  1. Conferência Geral

A conferência geral foi transmitida na internet pela primeira vez em 1999. Agora, a Igreja oferece várias opções de streaming: online, através de aplicativos móveis e televisões conectadas à internet.

geral

  1. E-mails de comunicação da Igreja

À medida que a Igreja divulgou novas informações sobre a COVID-19, muitos membros receberam notícias da Igreja por e-mail. A primeira newsletter foi enviada pela Primeira Presidência em 2014, usando e-mails dos membros que possuíam conta SUD. Estas listas de e-mail também fornecem aos líderes locais uma maneira fácil de enviar mensagens para as suas alas e estacas.

  1. Biblioteca Oficial de Comunicação

Quando a Primeira Presidência, Quórum dos Doze ou Bispado Presidente costumavam enviar avisos oficiais da Sede da Igreja, as cartas eram enviadas para os líderes locais em todo o mundo. Em 2017, a Igreja criou a Biblioteca Oficial de Comunicação, que permite aos líderes em todo o mundo fazer login e visualizar avisos importantes da Sede da Igreja.

  1. Preparados para emergências

Há muito tempo, a Igreja ensina a importância de estarmos preparados para emergências, desde o armazenamento de alimentos, kits de sobrevivência e evitar a dívida. Em outubro de 1995, o Élder L. Tom Perry ensinou: “a necessidade de preparação é abundantemente clara. A grande bênção de estar preparados nos livra do medo.” Como as mercearias têm prateleiras vazias, penso em como a Igreja tem mais de 100 Armazéns do Bispo e como eles são abastecidos para emergências como esta. Segundo a Deseret News, os Serviços de Caridade Santos dos Últimos Dias aumentaram a produção nas suas fábricas de conservas e de processamento de alimentos durante a crise de COVID-19.

  1. Vídeos do Livro de Mórmon

Os vídeos que muitas famílias estão desfrutando em suas casas enquanto estudam o Vêm, E Segue-Me começaram a ser filmados há três anos. Até maio, mais de 20 episódios contarão histórias sobre a família de Néfi em Jerusalém e até a história de Alma aconselhando seus filhos.

E não podemos esquecer alguns dos aplicativos disponibilizados pela Igreja:

  1. Aplicativo ‘Viver o Evangelho’

Lançado no início deste ano, o aplicativo Viver o Evangelho permite que as classes de jovens e quóruns se conectem de forma segura durante este período de distanciamento social. A característica dos círculos permite que os jovens compartilhem suas metas e também conteúdos edificantes uns com os outros.

  1. Aplicativo ‘Ferramentas para Membros’

Enquanto era jovem, o diretório da ala sempre estava pendurado dentro de vários armários da cozinha para podermos procurar os números de telefone daqueles quem precisávamos ligar. Agora, se eu quiser encontrar o número dos meus irmãos ministradores, dou três toques no aplicativo e eu amo isso! Em 2018, O Church News relatou uma grande atualização para o aplicativo que permitiu que as informações de contato permanecessem atualizadas.

  1. Aplicativo ‘Biblioteca do Evangelho’

O app Biblioteca do Evangelho foi lançado pela primeira vez em 2009, de acordo com ChurchofJesusChrist.org. Em 2013, grandes atualizações foram anunciadas para o aplicativo e se tornou a Biblioteca do Evangelho como a conhecemos hoje. Agora, famílias e indivíduos podem encontrar todos os tipos de discursos, vídeos e lições no aplicativo.

  1. Aplicativo ‘FamilySearch’

Em 2019, o FamilySearch comemorou 20 anos na internet. Seu lançamento inicial em 1999 estava à frente do resto do mundo genealógico na época, oferecendo livre acesso a centenas de milhões de registros genealógicos, de acordo com FamilySearch.org.  Agora, o FamilySearch tem mais de 7 bilhões de nomes em seus arquivos.

  1. Aplicativo ‘Música da Igreja’

Em 2011, a Igreja lançou LDS Music para iOS, que concedeu acesso à partituras, letras e ao instrumental das músicas no hinário e do Músicas para Crianças. O aplicativo, agora chamado de Música da Igreja, continuou a ser atualizado ao longo dos anos. Uma característica permite que os usuários toquem palavras e música para que possam cantar junto com eles enquanto cantam hinos em suas casas.

Preparado para pandemia

Enquanto a pandemia pode ser inquietante, consigo encontrar conforto enquanto vejo a presença preparatória da mão do Senhor. Como o Senhor disse, “se estiverdes preparados, não temereis” (D&C 38:30).

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Se estiverdes preparados, não temereis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *