MaisFé.org

5 ordenanças sagradas que provam você está destinado a “tornar-se um” em Cristo

Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?

Acreditamos que podemos literalmente nos tornar como Deus. Há uma semente da natureza divina de Deus dentro de nós, apenas esperando para florescer. Basicamente, esse é o objetivo final do evangelho. E é esse mesmo Evangelho que atua como um fertilizante, ajudando a semente da divindade, linha sobre linha, um pouco aqui e ali um pouco, em direção a esse objetivo. Esse crescimento começa aqui e agora, nesta vida. Onde o vemos? “Em suas ordenanças manifesta-se o poder da divindade.” Através das ordenanças, podemos simbolicamente “tornar-nos um” na Trindade, em Jesus Cristo. E é exatamente isso que as ordenanças representam.

Aqui temos 5 ordenanças e como elas têm como objetivo ajudá-lo a se tornar um em Jesus Cristo:

  1. Batismo

Todos os domingos, quando ouvimos a oração que abençoa o sacramento, recebemos uma atualização sobre as promessas específicas que fizemos no batismo. Aqui está uma delas:

…que desejam tomar sobre si o nome de teu Filho…

Quando você foi batizado, você tomou sobre si o nome de Jesus Cristo. É um pouco semelhante à forma como uma esposa recém-casada adota o sobrenome do seu cônjuge. Você e Jesus Cristo estão ligados para sempre. O seu nome se tornou, simbolicamente, Cristo.

  1. O Dom do Espírito Santo

Depois de ter sido batizado, foi lhe dado acesso à companhia constante do Espírito Santo. O Espírito Santo testifica da verdade em seu coração e à sua mente. Cristo diz nas escrituras: “eu sou o caminho, a verdade e a vida.”

Quando o Espírito Santo testifica da verdade em sua mente e seu coração, Ele está lhe dando acesso à mente e ao coração de Jesus Cristo. Através do dom do Espírito Santo, sua mente e seu coração se tornam um com a mente e o coração de Jesus Cristo.

Agora você está compartilhando o nome de Cristo, Sua mente e Seu coração.

  1. O sacramento

Falamos brevemente da oração sacramental em nossa discussão sobre o batismo. Mas, além de renovar nossos convênios batismais, há outro elemento pertencente à ordenança do sacramento que nos ajuda a nos tornar um em Cristo. Você já sabe o que o pão e a água simbolizam:

E quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E tomando o cálice, e dando graças, deu-o a eles, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento…

Ao partilhar do pão e da água você está, simbolicamente, ingerindo parte de Cristo Ele é simbolicamente digerido e é absorvido por seu corpo.

Você já compartilha o nome de Cristo, Sua mente e Seu coração… e seu corpo físico é simbolicamente “um” com o de Cristo.

sacramento

  1. Sacerdócio – um símbolo do Salvador

Em tempos passados, quando um rei precisava que uma tarefa fosse cumprida que ele próprio não poderia fazer, ele dava autoridade a alguém em sua corte. O rei dava ao seu representante um anel gravado com seu selo personalizado. Com este anel, o representante estava autorizado a agir em nome do rei. Sem essa autorização, tudo o que essa pessoa dissesse ou fizesse em nome do rei não poderia ser considerado.

O sacerdócio é como se fosse o anel de Cristo. Os homens que possuem o sacerdócio estão autorizados (e em algumas circunstâncias, as mulheres também) a fazer conhecer a vontade de Deus e a agir sob Sua autorização. Isso é importante.

Agora você compartilha o nome de Cristo, Sua mente, Seu coração, Seu corpo físico, e está autorizado a agir usando Sua autoridade. Agora não é só o seu ser que está unido com Cristo, mas também o seu fazer.

  1. Investidura

Por onde começamos? Para efeitos deste artigo, vamos nos focar especificamente nos garments do templo que você recebe em conjunto com a investidura.

Mas vamos rever algumas coisas primeiro.

Quando Cristo foi crucificado, o véu no templo antigo foi rasgado. É este o sentido, o véu era (e é) uma representação (entre outras coisas) do próprio Cristo. Cristo morre = véu rasgado.

… ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14: 6

Agora volta a sua atenção a nossa investidura do templo moderno. Se você passou pelo templo, você sabe especificamente como os garments refletem o véu do templo. O garment é um pedaço do véu do templo que você leva para casa e veste todos os dias. E se o véu é Cristo e você está vestindo o véu, você está vestindo Cristo.

Fotografia de Robert A. Boyd

Bônus: um pedacinho do templo

Na primeira fase da investidura, você é ungido com óleo. A palavra “Cristo” vem da palavra grega, “Christos”.” Significa “o ungido”.” Um dos primeiros patriarcas da Igreja, Cirilo de Jerusalém, ensinou cristãos:

Tendo sido batizado em Cristo, e posto sobre Cristo, fostes moldados de acordo com o Filho de Deus; pois Deus tendo nos predestinado à adoção como filhos, fez-nos ser moldados de acordo com o corpo da glória de Cristo. Tendo-vos, pois, tornado participantes em Cristo, sois apropriadamente chamados Cristos, e de vós Deus disse: não toquem nos meus Cristos, nem nos ungidos. Agora fostes feitos Cristos, ao receber o antítipo [ou símbolo] do Espírito Santo; e todas as coisas foram feitas em vós por imitação, porque vós sois imagens de Cristo.

Já percebemos!

Enxergam o padrão? Depois de participar (e continuar a honrar) estas ordenanças, compartilhamos o nome de Cristo, Sua mente, Seu coração, Seu corpo, estamos autorizados a agir em Seu nome, e estamos simbolicamente vestindo Cristo todos os dias. Certamente,

Como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina…

2 Pedro 1:3-4

Em quase todos os sentidos, exceto literal e físico, Cristo está nos empurrando para nos tornarmos uma só pessoa Nele.

Frases de Jesus

E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um como tu, ó Pai, és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; Eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste a mim, e que os amaste a eles como tu me amaste a mim.

João 17:20-23

Fonte: Third Hour

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *