MaisFé.org

A fé e o medo podem coexistir? Um simples lembrete ao enfrentarmos o coronavírus

Hoje de manhã, eu estava vendo o estado instável e maluco do mundo, quando recebi a seguinte notificação no calendário do meu celular: “A fé começa hoje.”

Não tenho ideia de como a palavra “fé” foi parar no meu calendário. Mas, estava lá.

Vivo no estado de Washington. E as pessoas em meu estado e país estão doentes. Nosso distrito escolar está fechado. O seminário e as reuniões da Igreja foram cancelados.

Nosso templo está fechado. As pessoas estão correndo para as lojas. Ninguém sabe o que esperar. É difícil não entrar no meio dessa loucura.

Mas apesar de tudo, “a fé começa hoje”. Esta é uma doce e misteriosa mensagem para mim de que a fé é sempre necessária.

Porque serei honesta, estou ficando um pouco assustada.

Se estou com medo, não tenho fé?

Lemos nas escrituras que “porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2 Timóteo 1:7). E o próprio Deus nos diz inúmeras vezes para não temer, mas ter fé (ver João 6:20 e Doutrina e Convênios 68:6).

Mas, isso levanta a pergunta: Se estou com medo, não tenho fé?

Já ouvi dizer que a fé e o medo não podem coexistir ao mesmo tempo. Mesmo assim, sei que muitas pessoas fieis estão nervosas ou com medo do que está acontecendo em suas vidas.

A fé e o medo são exclusivos? Isto significa que aqueles que sentem medo não têm fé?

Eu particularmente não acredito nisso.

Imagine um quarto escuro. Agora, imagine que uma lanterna acende bem no meio do quarto, emitindo um sólido facho de luz em direção ao teto.

Com o facho de luz, não há escuridão. Nesse espaço a luz e a escuridão não podem coexistir. A luz sempre vence.

Mas, e o próprio quarto? Nesse ambiente, há trevas e luz, mesmo que esteja fraca, dos raios da lanterna. Ao mesmo tempo. Isto significa que não há luz de maneira alguma? Não.

Na vastidão das nossas mentes e corações moram imperfeições, dúvidas e o medo. Somos filhos que não têm uma memória eterna e estão aprendendo a ser deuses em um mundo decaído.

O Senhor sabia que sentiríamos medo. E é por isso que ele nos conforta. Porque Ele sabe que com a perfeita fé, o medo não pode existir, mas em nossas mentes e corações imperfeitos não.

O segredo é substituir

Ele quer que a gente saiba que só porque sentimos medo, não significa que não temos fé. Nossa tarefa, nosso mandamento do Senhor é para substituirmos o medo por fé. Mas como?

Primeiro, reconheça a fonte do medo. O Presidente Gordon B. Hinckley nos aconselhou:

“Reconheçamos que o medo não vem de Deus, mas sim que esse elemento destrutivo e persistente vem do adversário da verdade e da retidão.”

O próximo passo é reconhecer para onde devemos olhar. Para onde olhamos determina como – e se – vivemos. No Livro de Mórmon, o profeta Alma ensinou seu filho “não deixes de confiar em Deus para que vivas” (Alma 37:47).

Quando tiramos o nosso foco de Deus, nos distanciamos dele. O medo é um matador de fé e de almas. É por isso que o Presidente Hinckley disse,

“O medo é o oposto da fé. Seus efeitos são corrosivos, até mortais.”

Satanás quer que não olhemos para a luz e nos escondamos em um canto escuro do quarto. Ele usa o medo para nos controlar, e para manter o nosso foco longe de Deus.

O Salvador também nos chama e diz:

“Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais.” (D&C 6:36)

Ele quer que vivamos na luz da fé. E por fim, escolhemos andar na fé, e continuar em frente. O que é isso nos dias de hoje?

É concentrar nos convênios que fizemos, fazer nossas orações pessoais e familiares, nos banquetearmos nas escrituras ao estudar o Vem, e Segue-Me, pedir bênçãos do sacerdócio, e assim por diante. É escolher ultrapassar o nosso medo e seguir Ele.

Precisamos permanecer fortes e escolher a fé constantemente, mesmo quando o medo nos assusta. No livro de Marcos, encontramos algo interessante, que não está registrado em nenhum outro lugar.

Jesus lidera seus discípulos até Jerusalém que, “e seguiam-no atemorizados” (Marcos 10:32). Isto foi depois de se sentarem com ele durante o Sermão da Montanha, depois do Monte da Transfiguração, e cinco versículos depois do Salvador dizer, “para Deus todas as coisas são possíveis.”

O facho de fé brilhava na vida deles, mas ainda assim, eles temiam. E ainda assim, eles escolheram seguir a Ele, passo a passo. Foi a fé, e não o medo, que os conduziram a cada passo.

Um outro dia, eu estava conversando com uma pessoa sobre medo. E eu disse, “contanto que eu esteja com medo, mas siga em frente, ficarei bem.”

Ter fé para seguir em frente

Acredito que a melhor maneira de seguir em frente é ter fé para seguir em frente. O Élder Neil A. Anderson disse:

“Quando decidimos seguir a Cristo com fé em vez de, por temor, tomar outro caminho, recebemos a bênção que é a consequência de nossa escolha.”

Sim, vivemos em tempos arriscados, e não sabemos o que nos espera à frente. Podemos ter medo, mas também podemos ter fé.

Temos o poder de reconhecer a fonte do medo. Temos o poder de olhar para a luz. E temos o poder, com a ajuda de Deus, de aumentar a nossa fé através das nossas escolhas.

Ao enfrentar o desconhecido, escolho acreditar que Deus está nos liderando através de Seu profeta agora. Escolho acreditar que posso sentir paz em meio ao caos. Escolho me concentrar na luz até que não haver mais escuridão.

Escolhi ter fé ontem e de acordo com o meu calendário, a minha fé mais uma vez, começa hoje.

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Última Hora – Presidente Nelson compartilha uma mensagem de esperança e paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *