MaisFé.org

A surpreendente definição do dom de profecia e como podemos acessar esse dom

Na carta de Paulo aos coríntios, o dom de línguas e o dom de profecia são comparados e pesados. Com muita frequência, nós, Santos dos Últimos Dias, falhamos em apreciar e compreender o maravilhoso dom chamado de profecia.

Para discutir esse dom espiritual, gostaria de primeiro defini-lo, depois falar sobre como ele é geralmente tratado e terminar mostrando como ele se aplica a cada um de nós. Sim, eu disse: o dom da profecia afeta cada um de nós, ou pelo menos deveria.

Definição de Profecia

Em ChurchofJesusChrist.org há uma seção para “Auxílio de Estudo”. Segue abaixo a definição de profecia fornecida pela Igreja:

” Uma profecia consiste de palavras ou escritos inspirados, recebidos por meio de revelação do Espírito Santo. O testemunho de Jesus é o espírito de profecia (Apocalipse 19:10). Uma profecia pode dizer respeito ao passado, ao presente ou ao futuro. Quando alguém profetiza, fala ou escreve o que Deus quer que saiba, seja para seu próprio benefício ou para o dos outros. As pessoas podem receber profecias ou revelações para sua própria vida.”

Observe esta definição com cuidado. Uma das primeiras coisas que observei foi quão genérica e geral é a definição de profecia. Fui criado com a ideia de que a profecia é algo que recebemos somente do profeta, e seus pronunciamentos geralmente começam com uma indicação de que é isso que o Senhor quer que a Igreja saiba. Nas escrituras, ouvimos a expressão “assim diz o Senhor”. Mas essa parte do meu entendimento está completamente é diferente da definição que lemos. Isso me intrigou.

A chave para entender a profecia e o espírito de profecia, pelo menos para mim, está na última sentença da definição: “As pessoas podem receber profecias ou revelações para sua própria vida.”. Eu?

Sim, é isso que diz. Então a busca foi para ver o que as escrituras e os profetas dizem sobre o que profecia e profetizar se relaciona a todos os membros da Igreja.

O Livro de Mórmon fala de Jesus Cristo

O testemunho de Jesus

O seguinte versículo encontrado em Apocalipse 19:10 é frequentemente citado em conexão com o espírito de profecia:

“E eu lancei-me a seus pés para o adorar; porém ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”

Esta escritura levanta a seguinte pergunta: Qual é o testemunho de Jesus? É um testemunho especial que somente os apóstolos podem receber? Está disponível para quem se empenhar em recebe-lo? De onde vem? Certo, isso é mais do que uma pergunta, mas você entendeu. Vejamos o que um apóstolo do Senhor ensina sobre esse testemunho de Jesus e quem pode obtê-lo.

Em abril de 1972, o Élder Bruce R. McConkie deu testemunho da divindade de Jesus Cristo e do trabalho que Ele realizou. Suas palavras são informativas e inspiradoras:

“Eu tenho o que é conhecido como ‘o testemunho de Jesus’, o que significa que eu sei por revelação pessoal do Espírito Santo para minha alma que Jesus é o Senhor; que ele trouxe luz sobre a vida e a imortalidade através do evangelho; e que ele restaurou a plenitude de sua verdade eterna, para que nós e nossos ancestrais, possamos nos tornar herdeiros de sua presença, na eternidade.

“Agora um testemunho vem do Espírito de Deus. Não há outra fonte. E quando um testemunho é prestado, tem que ser dado pelo poder do Espírito. E assim eu desejo e rezo fervorosamente para que eu seja guiado por esse poder, nesta ocasião, para que minhas palavras sejam a mente, a vontade e a voz do Senhor.

“Eu desejo prestar testemunho a mim mesmo, a vocês como membros da Igreja, e a todo o mundo. Como eu falo pelo poder do Espírito, se meu testemunho penetrar em seus corações e como um poço, brotar vida eterna, se os seus corações arderem, para que você conheça a verdade e a divindade das palavras proferidas – vocês devem ser guiados pelo mesmo poder do Espírito, e então eu oro para que seus corações sejam abertos e que suas almas ardam dentro de vocês e assim vocês saberão da veracidade dessas palavras.

Pontos importantes dessa parte de seu discurso:

  1. Um testemunho de Jesus vem da revelação pessoal do Espírito Santo.
  2. Um testemunho só pode ser obtido ou acreditado se o Espírito estiver presente tanto para o portador do testemunho como para o ouvinte do testemunho.
  3. Ao abrirmos nossos corações para a voz do Espírito, conheceremos o que foi testemunhado para nós. É assim que começa a conversão.

O Élder McConkie continua seu testemunho nos seguintes parágrafos:

“Agora o que aconteceu de glorioso neste dia é que os céus foram abertos, que Deus falou novamente, que ele chamou oráculos vivos, homens que são apóstolos e profetas, para ser seus porta-voz, declarar sua mente e sua propósito e sua vontade para o mundo, e sua mensagem é o evangelho restaurado de Jesus Cristo, e é administrado na Igreja que leva seu nome.

“Agora, minha voz é a voz do testemunho. Testemunho da verdade e da divindade deste trabalho. Mas minha voz não está sozinha. Não é uma voz chorando em um deserto.

“O testemunho que eu carrego é apenas um eco dos testemunhos que foram carregados por pessoas fiéis desde a primavera de 1820, quando o Pai e o Filho apareceram para inaugurar esta última e grande dispensação da verdade eterna. E o testemunho que eu tenho é apenas um precursor daquele testemunho que ainda será dado por dez mil pessoas, dez mil vezes, redimidas de todas as nações e tribos e línguas e povos, redimidas pela obediência à mensagem que Deus restaurou através da instrumentalidade de Joseph Smith nos dias de hoje. “

Aqui estão alguns pontos mais importantes a serem observados.

  1. O Senhor abriu os céus e chamou profetas e apóstolos para dar testemunho de Seu Filho.
  2. Igreja podem, e devem, ter um testemunho da divindade de Jesus Cristo e da obra do Seu reino. A divindade de Cristo e a certeza da Sua ressurreição é a doutrina central de toda a Igreja e é a doutrina da qual todas as outras doutrinas dependem.
  3. A verdade desse testemunho está nascendo, não apenas pelos apóstolos, mas “por dez mil pessoas, dez mil vezes, redimidas de todas as nações”. Isto significa que todos os membros da Este é o mesmo testemunho que existe entre os membros da Igreja do Senhor desde o início da Restauração do evangelho de Cristo em 1820, quando Joseph Smith foi visitado pelo Pai e pelo Filho.

Finalmente, o Élder McConkie encerra sua conversa com essas verdades:

“Este é um dia do qual Deus disse que toda a Israel reunida testemunhará do seu nome. ‘… sois minhas testemunhas, diz o Senhor, que eu sou Deus’ (Is 43:12).

“Este é o dia em que ele disse que todo élder em seu reino, todo aquele que possui o santo sacerdócio, tem poder para falar em seu nome, para que o Espírito Santo registre e ilumine sua mente e para proclamar as verdades da salvação “

Seus pontos finais incluem:

  1. Toda Israel reunida será testemunha do seu nome. Assim, o testemunho de Jesus não é reservado apenas para profetas e apóstolos, mas está disponível para toda Israel, ou seja, todos nós.
  2. Sua referência a todo élder no reino, que pode dar testemunho de Cristo, inclui também toda mulher que fez os mesmos convênios, pois todos compartilhamos igualmente das bênçãos do sacerdócio.

De acordo com João, o Amado em Apocalipse 19:10, o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Isso significa que todos devemos ter o espírito de profecia, porque todos nós temos o dom do Espírito Santo.

A necessidade de edificar

Paulo enfatiza repetidamente em 1 Coríntios 14 a importância da edificação dos Santos. Nada deve ser feito em nossas reuniões da Igreja, se não edificar, educar, e elevar os santos. O versículo 22 nos diz que o propósito do dom de línguas é ser um testemunho ao incrédulo, do poder de Deus. O propósito do dom de profecia é edificar o crente. Paulo nos diz nos versículos 24 à 26 que se todos nós profetizarmos, todos nós teremos o Espírito Santo conosco em nossas reuniões, para que possamos ouvir e falar pelo Seu poder, até mesmo os incrédulos irão ouvir e crer, sendo edificados ou ensinado pelo Espírito.

Essa doutrina, de que precisamos ter o Espírito conosco quando ensinamos e testificamos, nasce em Doutrina e Convênios 42:14, onde diz:

E o Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé; e se não receberdes o Espírito, não ensinareis.”

Em suma, não podemos ensinar ou edificar sem o Espírito. Parte da definição de ‘profecia é profetizar’ consiste em palavras ou escritos divinamente inspirados pelo Espírito.

Reunião Sacramental Testemunho

Onde devemos ver a profecia em ação?

Quando prestamos nosso testemunho na reunião de jejum e testemunho, não estamos testificando da divindade de Jesus e da Restauração de Seu evangelho?

Quando damos as bênçãos do sacerdócio, não devemos falar pelo Espírito?

Quando iniciamos qualquer reunião na Igreja, não oramos para que o Espírito esteja conosco, para guiar nossos pensamentos e ações?

Quando conduzimos reuniões, a pessoa que preside não deveria estar ouvindo o Espírito para se certificar de que a doutrina é pura e de que os procedimentos estão de acordo com os ditames do Espírito?

Todos os procedimentos no templo não são santos e inspirados pelo Espírito? E eles não são todos infundidos com o testemunho de Jesus?

O trabalho de história da família, a indexação e a ministração não devem ser dirigidos pelo Espírito?

Todos os pais e indivíduos não devem orar pela compreensão de viver suas vidas de acordo com a inspiração do Espírito?

Mais uma vez, uma parte da definição de profecia é: “Quando uma pessoa profetiza, ela fala ou escreve aquilo que Deus quer que ela saiba, para seu próprio bem ou para o bem dos outros.”

Quando ministramos a outros, deve ser através do espírito de profecia. Quando ministramos à nossa família, amigos ou buscamos orientação para nossa própria vida, deve ser através do espírito de profecia, buscando inspiração e orientação do Espírito Santo.

Somos uma geração de profetas. Por favor, não me entenda mal. Quero lembrar que o Senhor não é um Deus de confusão. Todos nós temos limites colocados em nossa esfera de influência. Somente o homem chamado como profeta pode receber revelação e direção para toda a Igreja. Todos os outros podem receber revelação apenas dentro de sua esfera de atribuição.

lar

Escopo ampliado

Esse conceito, de que o espírito de profecia permeia a Igreja em todos os níveis e está em todas as casas dos santos, era completamente novo para mim. Eu sabia que poderia receber revelação para mim, para minha família e para meu chamado na Igreja, mas anexar o conceito de profecia a ela era uma experiência totalmente nova.

Vamos encerrar este artigo com algumas citações de Joseph Smith sobre a profecia. Esses parágrafos vêm de um capítulo de Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith.

“Nenhum homem é ministro de Jesus Cristo sem ser um profeta. Nenhum homem pode ser ministro de Jesus Cristo, a menos que tenha o testemunho de Jesus; e este é o espírito de profecia [ver Apocalipse 19:10]. ”

“João, o Revelador, diz que o testemunho de Jesus é o espírito de profecia [ver Apocalipse 19:10]. Agora, se alguém tem o testemunho de Jesus, ele não tem o espírito de profecia? E se ele tem o espírito de profecia, eu pergunto, ele não é um profeta? E se é um profeta, ele não receberá revelação? E qualquer homem que não receber revelação para si mesmo deve ser condenado, pois o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Porque Cristo diz, peça e você receberá; e se acontecer de ele receber alguma coisa, eu pergunto, não será uma revelação? E se alguém não tem o testemunho de Jesus ou o espírito de Deus, ele não é Dele, a saber, de Cristo. E se não for Dele, deve ser condenado.

Vamos esclarecer um pouco as coisas. Quando li pela primeira vez sobre a condenação do profeta, senti que estava condenado. Afinal, quem sou eu para reivindicar grandes revelações? Só depois de refletir que percebi que todos recebemos sussurros do Espírito.

Recebemos diariamente sussurros para conversar com uma pessoa ou para ajudar outra pessoa, ler as escrituras ou seguir uma linha específica de estudo. Isso tudo é revelação do Espírito, e toda comunicação do Espírito Santo contribui para o nosso testemunho de Jesus.

Todos nós que fizemos convênios com Deus, que nos esforçamos para ouvir o Espírito e viver de acordo com Seus sussurros e direções, somos profetas – não O profeta, mas no entanto, profetas. Todos nós fazemos o que fazemos na Igreja pelo espírito de profecia. Que gratidão devemos sentir por um presente como esse? Pois este dom não esteve disponível em tal abundância ou tão livremente em qualquer outra dispensação no tempo.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

O que “Gogue” e “Magogue” representam nas profecias sobre os últimos dias e depois do milênio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *