MaisFé.org

A verdade por trás do véu que nos rodeia

No nono capítulo do livro, “O valor do véu”, o casal Hafen nos fala sobre o véu que divide o mundo mortal do mundo das eternidades. Deus colocou deliberadamente o véu entre o Seu mundo e o nosso para nos ensinar e nos fortalecer. Eles escrevem:

O véu

Deus nos deu, é claro, testemunhas e provas de Sua existência. Como disse Alma ao cético Corior, “Todas as coisas mostram que existe um Deus; sim, até mesmo a Terra e tudo que existe sobre a sua face, sim, e seu movimento” (Alma 30:44) e às vezes, Deus separa o véu para nos dar testemunhas oculares, como Joseph Smith, que viu o Pai e o Filho no Bosque Sagrado.

Mas durante a maior parte do tempo, o véu mantém Deus fora de nossa vista – e às vezes pode parecer que Ele nos deixou nas trevas. Até Joseph Smith gritou na Cadeia de Liberty: “Ó Deus, onde estás? “E onde está o pavilhão que cobre teu esconderijo?” (D&C 121:1)

Quando Cristo veio ao mundo, Ele o fez de forma tão privada, tão silenciosa.  Se conhecer a Deus é a vida eterna (ver João 17:3), por que Deus não revelou Cristo de maneira mais óbvia?  Por que, até hoje, Ele não manda uma grande carruagem pelo céu todos os dias ao meio-dia, puxada por cavalos brancos voadores? O carro poderia parar logo acima da terra, e uma voz forte poderia dizer: “E agora uma palavra do nosso Criador!”.  Mas Ele não faz coisas assim.  Por que não?

Aprender a ser como Cristo

Uma pessoa cega que pode usar uma bengala aprendeu a “ver” com a bengala. As pessoas que apenas fecham os olhos por alguns minutos para ver como é ser cego não se esforçarão o suficiente para aprender o que a bengala pode lhes dizer. E por que não? Porque a menos que você seja cego de verdade, não tem como saber. Mesmo a pessoa cega deve estar disposta a praticar com a bengala, e cometerá todos os erros que a prática implica, e então estará disposta a aprender com os erros, várias vezes.  

Aprender a amar os outros, a nos controlar, a ser uma boa pessoa, ou seja, aprender a ser como Jesus, é um processo de desenvolvimento de habilidades.  E não podemos aprender completamente uma habilidade apenas assistindo a um vídeo ou lendo um livro sobre ela.  O mesmo vale para aprender a tocar piano ou nadar ou montar um computador – devemos praticar, com a ajuda de um bom treinador ou professor.

Muitas vezes, a essência de uma habilidade não pode ser descrita ou explicada exatamente. Assim, a habilidade – como a de fazer um bom violino, não pode ser ensinada com instruções escritas. Ela só pode ser ensinada por um bom professor, que ajuda o aluno a imitar exatamente o que o professor faz, como um bom treinador, que observa o aluno praticar e ajuda a aprender com seus erros.

Aprender por meio da experiência

Em aspectos importantes, a substância do Evangelho de Cristo não pode ser totalmente medida ou explicada. Só pode ser plenamente compreendida quando descoberta, por meio da experiência. Valorizamos mais o que descobrimos do que o que nos dizem. Por isso o Salvador disse: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo (João 7:17).

Além disso, Deus não nos dará tantas provas da Sua existência e do Seu evangelho que nos deixe nenhuma outra opção que não seja aceitar tudo. Esse era o plano de Satanás. O plano de Deus é um plano de arbítrio, porque só podemos nos tornar como Ele se escolhermos livremente participar e praticar. Nenhum treinador pode fazer um atleta se tornar um campeão simplesmente forçando-o.

Por isso, a melhor maneira de aprender a ser como Cristo é seguir Seu exemplo, submeter-se a Sua autoridade – porque porque o aluno deve seguir o exemplo do professor mesmo quando este não pode explicar exatamente como funciona a habilidade – ele só vai saber quando conseguir.

Há um véu entre o nosso mundo e o de Deus. Às vezes pode ser muito fino. Mas para a maioria de nós o véu permanece. Ele o colocou para nos ajudar a aprender como devemos viver para estar com Ele algum dia.

Para ler o primeiro capítulo de “A Fé Não é Cega” online, clique aqui.

Para ouvir o audiolivro de “A Fé Não é Cega” online, clique aqui.

Se você quiser ler o livro completo online, clique aqui.

Também, você pode acessar o site faithisnotblind.org (em inglês) e ouvir os podcasts exclusivos sobre esses assuntos. Se desejar, pode acessar os mesmo podcasts no YouTube e assisti-los com legendas em português, basta seguir os passos:

  1. Clique no botão de ‘Configurações’
  2. Escolha ‘Legendas’
  3. Selecione ‘Inglês (geradas automaticamente)’
  4. Clique novamente em ‘Legendas’
  5. Selecione a opção ‘Traduzir automaticamente’
  6. Escolha ‘Português’ na lista de idiomas
  7. Assista ao vídeo com as legendas traduzidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *