MaisFé.org

Como posso me preparar para receber minha bênção patriarcal?

Durante uma conferência geral, o então membro dos Doze Apóstolos Élder Thomas S. Monson ensinou o seguinte:

“Assim como o Senhor providenciou uma liahona para Leí, esse mesmo Senhor providenciou uma para você e para mim. Um dom precioso e raro que vai orientar a nossa vida, apontar os perigos de nossa jornada, mapear nosso curso e dar um caminho seguro para o nosso lar celestial.

O Dom o qual me refiro é a sua bênção patriarcal. Essa bênção é sua e de mais ninguém. Ela será sua liahona apontando o caminho para o seu lar celestial”.

Portanto, ter uma bênção patriarcal é um privilégio. Por meio dela podemos nos aproximar de Deus e ao estuda-la durante nossa vida, teremos essa liahona que nos guiará de volta aos braços de nosso Pai.

Apesar disso, a decisão sobre quando tirar a bênção deve ser feita de forma consciente e não por curiosidade, mas com o desejo real de saber as vontades e orientações do Senhor para nós.

As orientações que precisava

Um pouco antes de servir uma missão de tempo integral, meu esposo sentiu o desejo de ter a sua benção patriarcal. Porém, no momento, o patriarca de sua estaca não estava em condições de proferir bênçãos patriarcais.

Seus pais não são membros da Igreja e na época, era muito difícil para eles compreenderem a importância daquela decisão de servir. Ele precisava de apoio celestial para seguir com sua decisão e sabia que sua bênção poderia ter as respostas que deseja obter do Senhor.

Assim, ele recorreu a uma outra estaca e teve a autorização para receber sua bênção. Para aquela ocasião importante, ele decidiu se preparar estudando as escrituras, um discurso específico sobre bênçãos patriarcais, jejuando e orando para receber as orientações que precisava.

Ele viajou 300 quilômetros para receber sua bênção. E foi incrível. Um patriarca que não o conhecia proferiu palavras que só um Pai que ama e conhece o seu filho diria. Hoje, ele sabe que a preparação foi uma parte essencial para tudo o que aconteceu naquela manhã de sábado.

Então, como posso me preparar para receber minha bênção patriarcal?

 A melhor preparação está em fazer o que fortalece a nossa conexão com Deus. Posso sugerir 4 ações que ajudaram na minha preparação, na de meu esposo e de muitos amigos e conhecidos.

Ore

Converse com o Pai Celestial de maneira honesta e sincera. Abre o seu coração e expresse todos os seus receios, medos ou expectativas. Jesus Cristo ensinou que quando oramos, conversamos com um “Pai que sabe o que [nos] é necessário, antes de [perdirmos]” (Mateus 6:8).

No livro de Mórmon, o profeta Alma disse: “Aconselha-te com o Senhor em tudo que fizeres e ele dirigir-te-á para o bem”.

Ou seja, uma comunicação reverente com o nosso Pai Celestial pode abrir portas que não esperamos e nos dar as respostas, o conforto, o consolo ou a inspiração que precisamos. E lembre do conselho de Tiago:

“A oração eficaz do justo pode muito”.

Veja também: O que é uma benção patriarcal e porque devo recebê-la?

Estude as escrituras

vida bagunçada em santa

Parte da minha preparação para receber a minha bênção patriarcal foi estudar as escrituras. Eu tinha certeza de algumas coisas que ouviria ao receber a minha bênção e o estudo das escrituras só reforçou o que eu já sabia.

Quando ouvi palavras que haviam sido reveladas por meio do estudo das escrituras, tive a certeza que Deus estava atento aos desejos de meu coração, e por serem justos, se eu fosse fiel eu os receberia.

A palavra de Deus é “viva e eficaz” (Helamã 3:29).

Jejue

O jejum é algo que somos convidados a praticar todo primeiro domingo do mês. Mas também pode ser feito de acordo com o desejo do nosso coração. Além disso, o princípio do jejum está diretamente ligado à oração.

Em abril de 2003, o então Élder Russell M. Nelson, ensinou que:

“O doce poder da oração pode ser intensificado pelo jejum, ocasionalmente, quando for conveniente para uma necessidade particular”.

Então, combinar jejum e oração em sua preparação para receber sua bênção patriarcal irá aumentar a sua sensibilidade ao espírito do Senhor e tornará esse momento em uma oportunidade de proximidade e revelação.

Compreenda a importância e tenha um desejo justo para receber sua bênção patriarcal

Estude o que é uma bênção patriarcal, entenda quais aspectos ela pode abordar e o que você pode fazer com as revelações diretas do Senhor para você.

A bênção patriarcal não é uma adivinhação da sua vida passada, presente e futura. Ela é um mapa do que você foi no mundo espiritual, do que pode se tornar nesta Terra e na vida vindoura.

Essa liahona particular, como ensinou o Élder Monson, pode ajudar você a percorrer o “caminho estreito e apertado” que nos leva de volta a Deus.

Busque a certeza de ter um desejo justo de receber sua bênção patriarcal. Precisamos buscar a certeza que Néfi demostrou ao Senhor quando disse:

“E aconteceu que eu, Néfi, (…) tendo (…) grande desejo de saber dos mistérios de Deus, clamei, portanto, ao Senhor; e eis que ele me visitou e enterneceu meu coração, de maneira que acreditei em todas as palavras que meu pai dissera”.

Por fim, receber sua bênção patriarcal é um marco em seu caminho como discípulo de Jesus Cristo. Recebê-la demonstra ao Senhor o seu desejo de guardar os mandamentos e seguir o Salvador. Prepare-se da melhor maneira que puder e encontre em seu coração o desejo justo de conhecer as bênçãos que o Pai Celestial tem prometidas para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *