MaisFé.org

Como o jejum nos torna fortes, firmes e inamovíveis

Quando eu era pequeno, eu detestava o domingo de jejum. Parecia o dia mais lento do mês inteiro. Por que é que alguém voluntariamente passaria fome por 24 horas? Esse dia do mês parecia durar muito mais do que 24 horas. Sentia que Deus, estranhamente, gostava de me fazer passar fome.

A minha mente não podia fazer nada além de pensar em todas as comidas que eu queria comer. Eu imaginava que estava comendo uns hambúrgueres bem suculentos, devorando montes de pizza, bebendo litros de refrigerante, e me deliciando com uma forma inteira de bolo de chocolate.

Ficar pensando nessas coisas não me ajudava a aguentar ou a entender o verdadeiro propósito do jejum.

Foi só depois de alguns anos, e depois de muito esforço, que cheguei a compreender em meu coração, em minha mente e, mais importante, em meu corpo, o motivo por trás do jejum.

Como nos tornar mais fortes

Nós e o jejum somos como um jovem que quer ser um nadador profissional. Uma das coisas que esse nadador precisa desenvolver para competir, é uma maior capacidade pulmonar e a capacidade de segurar a respiração debaixo de água.

É um desafio real. Ele precisa ficar dentro da água praticando e seus pulmões precisam parecer que estão queimando.

Para ficar mais forte, ele precisa lentamente aumentar sua capacidade pulmonar, negando-se voluntariamente a respirar por curtos períodos de tempo no início, e então, praticando até ficar sem respirar por longos períodos de tempo.

O nadador precisa continuar a exercitar e praticar exercícios respiratórios longos. Depois de muitos dias, semanas e meses, os músculos do seu corpo se fortalecerão. A sua capacidade pulmonar aumentará. A eficiência da respiração aumentará.

Ao se negar a respirar, ele fica cada vez mais forte.

Ao dizer “não”, ele consegue o “sim”.”

Essa é a essência do jejum. Quando jejuamos, estamos nos recusando a comer, por nossa própria vontade, por um tempo que é incômodo para nós, mas obteremos um resultado que nos fortalecerá fisicamente e espiritualmente.

Jejuar é tornar-se forte, firme e inamovível

Quando ouvimos a palavra jejum, muitas vezes pensamos em fome. Essa era a minha compreensão quando era adolescente.

E acabamos relacionando a fome com a fraqueza.

Por meio do jejum, conseguimos desenvolver o autocontrole em vários aspectos de nossas vidas. Conseguimos estar mais sensíveis aos sussurros do Espírito e nos aproximarmos mais de nosso Pai Celestial.

Ao nos juntarmos em um jejum mundial, que possamos lembrar de que este é um belo convite para nos fortalecer, para crescermos firmes no nosso conhecimento do amor de Deus, para nos comprometer com Deus e ao Seu serviço e para nos aproximarmos mais Dele.

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Presidente Nelson convida o mundo a fazer um segundo jejum | COVID-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *