MaisFé.org

Como transformar nossas orações de monólogos para diálogos

Quando foi a última vez que você se ajoelhou, respirou fundo e implorou a Deus para que algo parasse, acabasse, ou mudasse?

Esse tipo de pedido a Deus para fazer algo não é incomum: “Ajude minha esposa a…” “Nós guie para saber o que mais podemos fazer para…” “Abrande o coração dele.” “Me livra disso!”

Nesses momentos, pensamos que estamos na presença de Deus. Afinal, estamos concentrados, estamos pedindo a atenção Dele, e somos muito sinceros em nossos pedidos.

Então, porque parece que Deus está tão longe em momentos tão difíceis?

Talvez Deus pareça distante porque usamos a oração para conseguir o que queremos e como uma ferramenta para que nossas vontades aconteçam.

Esse tipo de abordagem súbita de tentar fazer com que Deus faça algo para nós, demostra ansiedade e uma confiança limitada Nele.

Nesse estado mental, o autor Richard Rohr alerta, “você não acessará o Sagrado, porque a única coisa que entra é o que você já pensa, o que você já concorda e o que não o ameaça”.

Nesse estado, como podemos esperar receber mais? E, como ele diz, “se você não está pronto para mais… como você pode estar pronto para Deus?

Ou em vez de nos abrirmos à vontade Dele nesse momento, às vezes terminamos tratando o Pai Celestial como um gênio da lâmpada, ou como o Papai Noel: se ao menos pudéssemos convencê-Lo de que temos sido bons, talvez ele nos daria a benção que tanto queremos.

Depois de uma oração, ao notar esse mesmo padrão na família, um menino de 5 anos de idade perguntou, “Por que continuamos a dizer para Jesus o que fazer? Somos reis de Jesus Cristo? Pensei que Ele era nosso rei?”

Ao invés de tratar Deus (através da oração) como um meio para nossos fins – como um tipo de ferramenta para os nossos propósitos – descobrimos que nossas orações mudam substancialmente quando começamos a nos concentrar em ser uma ferramenta para os fins Dele.

A oração é um diálogo

Joseph Smith ensinou que parte do primeiro princípio do evangelho era “saber que podemos conversar com Deus como um homem conversa com o outro”. O Élder Jeffrey R. Holland explicou:

“Muitas vezes fazemos da oração uma espécie de lista de desejos. É como se quiséssemos ir à loja para comprar isso e aquilo – e preciso disso agora, e quero na sacola, e já estou a caminho. E falhamos em lembrar que Ele deveria falar conosco também.

Terminamos uma oração e voltamos à agitação do mundo. Precisamos deixá-Lo falar conosco, em um ambiente silencioso e calmo. E isto provavelmente significa depois de terminarmos de conversar (e espero que não façamos apenas pedidos).

Quando terminamos de falar, precisamos da voz Dele! Precisamos oferecer um ambiente para Ele falar conosco. E isto significa… fique quieto. Fique em silêncio. Fique em um ambiente privado. Muitas vezes, nós negamos a Ele a chance de responder!”

Em uma entrevista com a Madre Teresa de Calcutta, Dan Rather perguntou, “O que você diz para Deus quando faz oração?” A resposta dela o surpreendeu: “Eu escuto”. “Bom, então o que Deus diz?” ele perguntou. Com um sorriso, ela respondeu, “Ele escuta”.

A oração reverente, ponderada e atenta é como cultivar um relacionamento com Deus como um Ser real, com quem podemos conversar genuína, intima e pessoalmente.

Essa comunicação de duas vias é uma grande parte da transformação de “fazer uma oração” para “estar com Deus”.

O presidente McKay tinha o hábito de ir a “um quarto escuro, ou privado, ajoelhar no meio do quarto, não em uma cadeira, não em uma cama – ele se ajoelhava e não dizia nada.

Isto não era o final da oração. Isto era antes de começar a orar. Ele não dizia nada por cerca de um minuto, até que se sentisse digno de se aproximar do trono do Senhor, para ir diante da deidade… e então, depois de falar, ele esperava… e dava ao Senhor uma maneira de responder e falar com ele.”

Às vezes isso significa estar presente de coração na presença do Pai Celestial, em um estado de paciência por muitos anos antes que uma resposta seja dada.

Mas essa espera, não é perca de tempo. Ao cultivar uma “consciência geral e amorosa da presença de Deus”, essa oração, como escreve Thomas Keating, permiti a presença e ação de Deus dentro de nós” e “gentilmente estabelece uma atitude de esperar no Senhor com amorosa atenção”.

Trabalhar nessa prática muito real de oração reafirma “nossa intenção de nos colocarmos à disposição de Deus.

Dessa maneira, desenvolvemos o que Keating chama de “o hábito de se entregar a crescente presença de Deus e agir.”

Como o escritor cristão John Backman escreveu:

“Ao sentar em silêncio, concentrar nossa atenção no momento presente e no Espírito, damos a Deus o espaço para falar gentilmente dentro de nossas almas.”

Esse cultivo envolve estar ciente do papel de nossos próprios desejos e esperanças ao orarmos, com a intenção de ceder a desejos e esperanças mais elevados, sempre que uma discrepância aparecer.

Keating acrescenta, “algumas vezes nossa própria atitude cuidadosa predomina e em outras, o Espírito assume” – com a presença, a influência e o poder do Espírito Santo crescendo na oração, ao longo do tempo.

Essas mudanças em nossas orações podem ser aliviadoras e emocionantes. Ao invés de constantemente tentar incluir Deus em nossos grandes planos, começamos a entender que a visão do Pai Celestial é muito maior do que a nossa.

Se isso é verdade, então nosso tempo com Deus se torna um questionamento constante para entender mais do que já entendemos e para nos alinharmos com uma vontade cujos limites se estendem pela eternidade, além de nossa perspectiva finita.

Unidos pela oração

menos ativos

Quando comparada a uma oração automática, esse tipo de oração “poderosa” envolve uma presença completa, onde nos sentimos diferentes: somos autênticos e reais com Ele, até mesmo sobre nossa dor – mas também somos serenos, humildes e reverentes em Sua presença.

Ao invés de seguir o mesmo velho ritual, esse tipo de serenidade nos abre para ricas e variadas experiências de oração.

Por exemplo, pode ser doloroso expressar a confusão ou dor que nos leva a ajoelharmos. Ou, em períodos de menos estresse, notamos que nossos corações se sentem cansados ou pesados com as preocupações diárias. Em momentos mais felizes, nossos corações podem explodir de gratidão.

Mas em todos os casos, ao sentarmos na presença Dele, inteiramente, entregando o nosso entendimento limitado e vontade a Ele, temos uma sutil experiência com Deus.

Ao abrirmos espaço em nossos corações para a vontade, o amor e a sabedoria Dele, começamos a sentir o caminho além de nossos preconceitos subjetivos e nos tornamos íntimos de Deus. Começamos a confiar Nele.

Em oposição a um dever ou algo que “precisa ser feito”, a oração pode se tornar um ato de comunhão e intimidade.

Em vez de uma ferramenta instrumental para nossas vontades e desejos, esse tipo de oração se torna uma unificação, uma maneira de consistente de alinhar as nossas mentes e corações ao Senhor, várias vezes… oração após oração.

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Se orar o suficiente, posso mudar a vontade de Deus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *