MaisFé.org

O fim está próximo? Fome, pestilência e COVID-19

COVID-19, agitações civis, economias ruins, queimadas australianas violentas, praga de gafanhotos consumindo tudo em seu caminho e causando mais fome na África.

Entre tantas situações desespero, dor e inquietação acontecendo no mundo, a pergunta feita por muitos cristãos no momento é: Essas catástrofes são sinais de que a Segunda Vinda de Jesus Cristo está próxima?

Mateus 24

As pessoas fazem esse tipo de pergunta a gerações. Na verdade, os apóstolos do Novo Testamento fizeram ao próprio Cristo uma pergunta similar em Mateus 24:

“E estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” Mateus 24:3

E Cristo respondeu :

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;

Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão muitos.

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; vede que não vos assusteis, porque é necessário que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

Mas todas essas coisas são o princípio das dores.

Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados por todas as nações por causa do meu nome.

Então muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão,

E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão muitos.

E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.

Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” Mateus 24:4-14.

O capítulo segue com uma lista de alguns outros “sinais do fim dos tempos”, e então Cristo nos ajuda com um lembrete sobre quando exatamente o fim se aproximará:

“Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”

Então, onde realmente estamos?

A COVID-19 (dentre todas as outras catástrofes listadas) é um sinal da iminente Segunda Vinda de Cristo?

Provavelmente.

As escrituras são assumidamente vagas. Especialmente quando diz, “coisas muito ruins irão acontecer”. Para mim, a COVID-19 é algo muito ruim.

Disto isto, pensar em algo como “um sinal” não é muito útil ao tentar determinar o quão longe o apocalipse está. Como mencionado anteriormente, mesmo com muitos sinais, “daquele dia e hora ninguém sabe”.

Os versículos anteriores em Mateus 24 até mencionam que muitos desses eventos são somente “o início dos sofrimentos”, não o fim.

Outro versículo revela que “o dia do Senhor virá como o ladrão de noite” (2 Pedro 3:10). “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor” (Mateus 24:42).

Moral da história

As pessoas têm visto os sinais “do fim dos tempos” por gerações, mas ainda estamos aqui. Então, sim, a COVID-19 poderia ser um sinal. Mas não vem com uma etiqueta que marca a iminente Segunda Vinda. Pode ser daqui a um ano. Pode ser daqui mil anos.

Nós iremos passar por este vírus, e mais “sinais” virão, assim como tem acontecido durante muito tempo. Apesar das calamidades continuarem, não devemos interpretá-las como uma permissão para recuar e somente observar o sofrimento.

Os mandamentos de “amar ao próximo” e “chorar com os que choram” nunca foram tão importantes. Em seu último discurso na conferência geral, o Élder Jeffrey R. Holland enfatizou que o mundo iria vencer a COVID-19, mas que não devemos parar por aqui:

“Quando vencermos esse vírus — e nós vamos vencê-lo —, que estejamos igualmente comprometidos em libertar o mundo do vírus da fome e libertar comunidades e nações do vírus da pobreza. Que tenhamos a esperança de ver escolas em que os alunos sejam ensinados — não aterrorizados como se estivessem para ser fuzilados — e a esperança de ver a dádiva da dignidade pessoal por parte de todos os filhos de Deus, sem serem afetados por qualquer forma de preconceito racial, étnico ou religioso.”

Esses sinais não são feitos para indicar o fim iminente – eles foram feitos para dar a cada um de nós mais oportunidades de nos prepararmos para o fim, ao respondermos a crises de maneiras cristãs.

Deus quer que vivamos em um constante estado de preparação espiritual. Talvez, é por isso que esses sinais não têm uma data final.

Deus quer que o arrependimento e a reconciliação com o nosso próximo tornem-se um estilo de vida, não somente um último esforço para varrer os nossos erros para de baixo do tapete como se fossem uma ameaça ao julgamento eterno.

Nas palavras de Alma:

“Sim, eu quisera que já não endurecêsseis vosso coração, pois eis que agora é o tempo e o adia de vossa salvação; e, portanto, se vos arrependerdes e não endurecerdes o coração, imediatamente terá efeito para vós o grande plano de redenção.

Pois eis que esta vida é o tempo para os homens prepararem-se para o encontro com Deus; sim, eis que o dia desta vida é o dia para os homens executarem os seus labores.

E agora, como vos disse antes, já que haveis tido tantos testemunhos, peço-vos, portanto, que não deixeis o dia do arrependimento para o fim; porque depois deste dia de vida que nos é dado a fim de nos prepararmos para a eternidade, eis que, se não fizermos melhor uso de nosso tempo nesta vida, virá a noite tenebrosa, durante a qual nenhum labor poderá ser executado.”

“Por isso, estai vós preparados também; porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não pensais” (Mateus 24:44).

De que maneiras essas calamidades nos impulsionam a nos prepararmos para a Segunda Vinda do Salvador? Compartilhe conosco!

Fonte: Third Hour

Relacionado:

O medo significa que temos pouca fé?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *