MaisFé.org

O maior risco sobre a procrastinação e seu efeito sobre nossa vida espiritual

Certamente já ouvimos, ou falamos para alguém a seguinte frase: “Não deixe para amanhã, o que se pode fazer hoje”.

Se prestarmos atenção, esta frase tem grande impacto, pois evita que deixemos algo importante para o dia “mágico” chamado amanhã, ou seja, faz com que não procrastinemos.

O que significa procrastinar?

Procrastinação significa “deixar para outro dia, ou para depois; adiar, delongar, postergar”. Sabe aquela meta feita no início do ano para emagrecer, ou começar uma atividade física, que você percebe no meio ou no final do ano que não cumpriu? Houve procrastinação. Isto também pode ocorrer no âmbito espiritual.

Podemos fazer uma simples reflexão: Como está sendo minha leitura das escrituras? Estou orando diariamente e com sinceridade de coração? Estou participando todos os domingos da reunião sacramental para renovar meus convênios? Como está minha frequência ao Templo? Se algo não está muito bem, podemos nos perguntar, “Como posso melhorar?” 

Como acabamos procrastinando?

O Pai Celestial e nosso Salvador Jesus Cristo têm um imenso e profundo amor por nós. O grande objetivo do Pai e do Filho é “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1: 39), ou seja, que nós voltemos a morar novamente com Eles. 

Em contrapartida, Satanás procura nos afastar do Senhor e fazer com que nos tornemos tão miseráveis como ele próprio (2 Néfi 2: 27). Em 2 Néfi 2: 21 há um alerta de como o inimigo pode tentar agir conosco:

“E a outros pacificará e acalentará com segurança carnal, de modo que dirão: Tudo vai bem em Sião; sim Sião prospera. Tudo vai bem e assim o diabo engana suas almas e os conduz cuidadosamente ao inferno.” 

Contextualizando esta escritura, temos as seguintes frases: “li as escrituras ontem, então, como estou muito cansado(a), não há problema se eu não ler hoje”, “vou para a capela no próximo domingo, hoje preciso descansar”. Com o tempo, o desejo de ir à capela, ou ler as escrituras, como mencionado nos exemplos, diminui.

Aos poucos, sem percebermos, começamos a nos distanciar de nosso Pai e nosso Salvador. Ficamos perdidos no meio do caminho.

Como combater a procrastinação?

O presidente Russell M. Nelson, nos deu um alerta

Se a maioria das informações que vocês recebem vier das mídias sociais ou de outras mídias, sua capacidade de ouvir os sussurros do Espírito diminuirá. Se não estiverem buscando o Senhor por meio da oração e do estudo do evangelho diários, vocês se tornarão vulneráveis a filosofias que podem ser interessantes, mas que não são verdadeiras. Até mesmo os membros mais fiéis podem ser enganados pela batida constante das músicas da banda da Babilônia.

Meus irmãos e irmãs, suplico a vocês que reservem tempo para o Senhor! Façam com que seu próprio alicerce espiritual seja firme e capaz de sobreviver ao teste do tempo à medida que fazem as coisas que permitem que o Espírito Santo esteja sempre com vocês.”

 Em Alma 37:6 lemos:

“…É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas…”

Se não estamos lendo as escrituras como deveríamos, ou outra atividade que nos aproxima de Deus, devemos fazer algo hoje, agora. Nossas pequenas ações em direção a Cristo faz com que O conheçamos e vejamos que Suas mãos misericordiosas estão estendidas para nós.

O Profeta Nelson continua em seu discurso:

“Nada convida mais o Espírito do que colocar Jesus Cristo no centro de nossa vida. Falem de Cristo, regozijem-se em Cristo, banqueteiem-se com as palavras de Cristo e prossigam com firmeza em Cristo. Tornem o Dia do Senhor deleitoso ao adorarem a Ele, ao partilharem do sacramento e ao santificarem o dia Dele.”

 Não deixem para amanhã o que se pode fazer hoje. Que tenhamos  em nossos corações uma prece: “De ti, Senhor careço, só de ti careço! Oh, dá-me a tua bênção, Jesus, Senhor!”

Escrito por Rayanne Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *