MaisFé.org

Olhar o arrependimento como o plano A e não como plano B

Você está agora aqui na terra, um glorioso filho ou filha de Deus. Vocês chegaram num mundo mortal com todas as deficiências, tentações e provações de uma existência secundária onde Satanás e os seus seguidores são autorizados a tentá-los, seduzi-los e iludir-los.

Mesmo que você tenha cometido erros, esses pecados não descrevem quem você é. Sua identidade não é definida pelos pecados deste mundo, mas pela justiça. Encontrando-se aqui com os pecados e falhas deste difícil estado probatório, sua alma clama por ajuda divina.

No fundo de sua alma, você anseia por um Redentor, um Salvador, para encontrar seu caminho de volta para o seu lar celestial. A Queda não define quem você é, ela ajuda você a se refinar.

Ao compreender a Queda, devemos sempre nos lembrar de quem realmente somos. Somos filhos espirituais divinos e literais de Pais Celestiais.

O Élder Jeffrey R. Holland ensinou:

“Porque esta doutrina [da Queda] é tão básica para o plano de salvação e também por ser tão suscetível a interpretações errôneas, devemos notar que estas referências ao mal ‘natural’ enfaticamente não significam que os homens e as mulheres são ‘inerentementes’ ruins.

Há uma diferença crucial. Como filhos e filhas espirituais de Deus, todos os homens e mulheres mortais são divinos em origem e divinos em seu potencial.

Mas também é verdade que, como resultado da Queda, eles estão agora em um estado ‘natural’ (decaído) onde o diabo ‘tira a luz’ e onde alguns elementos da natureza, incluindo a natureza temporal humana precisa de disciplina, contenção e refinamento.”

Nós vivemos em um mundo de pecado, e não importa o quão bom nós desejamos ser, o pecado entra em cada uma de nossas vidas.

O Apóstolo Paulo disse: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” O Apóstolo João ensinou: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” Isaías disse: “Todos nós como ovelhas andávamos desgarrados.”

Há muitos tipos e graus de pecado, mas o pecado de alguma forma permanecerá conosco nesta mortalidade. Brigham Young disse: “não suponha que jamais na carne seremos livres da tentação do pecado. Penso que devemos sentir mais ou menos os efeitos do pecado enquanto vivermos.”

Não podemos escapar completamente do mundo que nos rodeia. Se formos sábios, isso nos leva primeiro a perceber humildemente nossas dificuldades mortais e a se voltar para o nosso Salvador com pleno propósito de coração.

Almas muito nobres são muitas vezes afetadas pelas suas próprias fraquezas mortais. Néfi lamenta, “Oh! Que homem miserável sou! Sim, meu coração se entristece por causa de minha carne; minha alma se angustia por causa de minhas iniquidades. Estou cercado por causa das tentações e pecados que tão facilmente me envolvem!”

Mórmon escreveu sobre aqueles que ouviram os ensinamentos do Rei Benjamin:

“E haviam visto a si mesmos em seu estado carnal, menos ainda que o pó da Terra. E todos clamaram a uma só voz, dizendo: O tenha misericórdia, e aplique o sangue expiatório de Cristo para que possamos receber o perdão de nossos pecados, e nossos corações podem ser purificados.”

O arrependimento é necessário para todos

Arrependimento não é nosso plano B; é o único plano. “Portanto, ensina a teus filhos que todos os homens, em todos os lugares, devem arrepender-se, ou de maneira alguma herdarão o reino de Deus, porque nenhuma coisa impura pode ali habitar ou habitar em sua presença.”

Lembro-me da minha adolescência quando comecei a entender as palavras poderosas do Rei Benjamin: “Ainda assim quisera que vos lembrásseis e sempre guardásseis na memória a grandeza de Deus e vossa própria nulidade; e sua bondade e longanimidade para convosco, indignas criaturas.”

Ele referiu – se a nós como estando num estado inútil e decaído. Ele lhes perguntou: “não somos todos mendigos?”

Com reflexão, achei os seus ensinamentos convincentes. Ele explicou: “[Deus] vos está preservando dia a dia, dando-vos alento para que possais viver, mover-vos e agir segundo vossa própria vontade; e até vos apoiando de momento a momento”.

Eu pensei: “É verdade que a minha capacidade de respirar, de viver e mover o meu corpo, e de agir de acordo com a minha própria vontade, não vem da minha própria realização, mas é-me dada como um dom de Deus.”

Comparei isso com uma criancinha que está comendo à mesa dos pais, sem perceber os esforços que os pais fizeram para lhe dar de comer todos os dias.

O Rei Benjamin acrescentou ainda mais razões para apreciar a nossa dependência do nosso Pai. Ele fala da “Expiação que foi preparada desde a fundação do mundo, a fim de que, por ela, a salvação possa vir para aquele que puser sua confiança no Senhor”.

Aceitar a exortação do Rei Benjamim para “arrepender de vossos pecados e abandoná-los e humilhar-vos diante de Deus; e pedir com sinceridade de coração que ele vos perdoe” nos faz nos aproximarmos de Deus. E então esta mensagem penetrante da verdade: “Agora, se acreditais em todas estas coisas, vede que as façais.”

Eu absolutamente sei que o arrependimento é necessário para todos nós, e para todas as nossas vidas. Nossa fé em Cristo e nossa vontade de segui-Lo nos traz esperança, paz e amor por Deus e por Seus filhos.

Não precisamos nos sentir desencorajados quando sentirmos que nosso progresso espiritual parece muito lento ou quando continuamos a ver as fraquezas em nosso caráter. Nunca devemos ficar “cansados de fazer bem”.

“Sê fiel em Cristo, meu filho; e oxalá não te aflijam as coisas que te escrevi, a ponto de causar-te a morte, mas possa Cristo animar-te; e os seus sofrimentos e a sua morte e a manifestação do seu corpo a nossos pais e sua misericórdia e longanimidade e a esperança de sua glória e da vida eterna permaneçam em tua mente para sempre.”

Jesus disse: “no mundo tereis aflição; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Como entender a doutrina e o processo do arrependimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *