MaisFé.org

Páscoa: lições da semana mais importante da história da Terra

A Páscoa foi divinamente instituída para ajudar os filhos de Israel a se lembrarem de seus convênios e refletirem sobre o momento em que o anjo destruidor passou pelas casas dos israelitas e os libertou dos egípcios.

O Senhor ordenou: “E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que rito é este vosso? Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito” (Êx 12:26-27).

Os cordeiros imaculados usados ​​na época da Páscoa representam Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, cujo sacrifício salva toda a humanidade e permite que vara da morte seja tirada de cima de todos nós.

A Páscoa judaica hoje dura oito dias e o Seder de Pessach (jantar de páscoa judaico) é realizado nos primeiros dias e inclui: um ritual caseiro que mistura rituais religiosos, comida, música e contação de histórias.

Os membros da Igreja de Jesus Cristo celebram a Páscoa. O foco dessa celebração é a ressurreição e expiação do nosso Salvador. Por meio de seu grande e último sacrifício, todos podemos vencer a morte e, por meio Dele e de Sua graça, alcançar a exaltação.

Há muitas lições da Páscoa para incluir aqui, mas podemos aprender muito ao examinar os oito dias que antecedem a morte e ressurreição de Cristo.

Ao estudarmos alguns eventos dentro desses oito dias, vamos refletir sobre quais lições podemos aprender e aplicar à nossa semana de Páscoa deste ano. Como resultado, talvez nossa semana de Páscoa possa ser mais significativa.

Amar o Senhor de todo o coração

Uma semana antes do que hoje chamamos de Domingo de Páscoa, Jesus viajou para Betânia para ficar com seus amigos Lázaro, Maria e Marta. Lá, ele ficaria várias noites. Betânia era uma vila a cerca de três quilômetros ao leste de Jerusalém, situada na estrada para Jericó. Os limites de Betânia chegavam ao Monte das Oliveiras.

De Betânia, Jesus mais tarde ascenderia ao céu após sua ressurreição depois de passar um tempo com seus discípulos (Lucas 24:50). Mas é óbvio que sua afeição por Betânia tinha muito a ver com seus amigos que moravam ali: Lázaro, Marta e Maria.

Oito dias antes da Páscoa, Jesus chegou à casa de Lázaro. Enquanto Marta servia os convidados, Maria saiu da mesa e pegou meio quilo de unguento de nardo para ungir Jesus.

Nardo é um óleo aromático de cor âmbar derivado de uma planta de madressilva que hoje em dia cresce nos Himalaias do Nepal, China e Índia. Se o nardo vinha do Nepal no tempo de Jesus ou não, não sabemos. Mas sabemos que era extremamente valioso.

Maria tomou meio quilo do unguento, lavou e ungiu os pés de Jesus. Então, ela enxugou os pés Dele com os cabelos. Em João 12 diz:

“Então um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vendeu este unguento por trezentos denários e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isso, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que nela se lançava” (João 12:1-9).

Como os israelitas costumavam usar sandálias, era necessário lavar os pés com frequência. Era o primeiro dever do anfitrião dar água ao seu convidado para o lava-pés.

Não sabemos se Ele havia lavado os pés ou não, mas, Maria os lavou e usou o unguento “de muito preço”. Ela usou seu próprio cabelo, não apenas pano ou tecido, para lavar os pés de seu Senhor. Em plena humildade, amor e gratidão, ela serviu seu Senhor e mestre.

Ela demonstrou que O amava e, acredito, que O conhecia e que Sua missão estava próxima de acabar. Ela também demonstrou que Ele era bem-vindo em sua casa.

O mais interessante foi que o Senhor permitiu. Centenas de anos antes, ele havia ordenado aos sacerdotes no templo que lavassem os pés e as mãos em preparação para as ordenanças de sacrifício.

Da mesma forma, seu grande e eterno sacrifício aconteceria em menos de uma semana. Talvez, aquele fosse um sinal de lavagem ou unção em preparação para os eventos da Páscoa que viriam.

No início de seu ministério terreno, uma mulher pecadora se aproximou Dele, lavou e beijou seus pés. Ele disse ao seu anfitrião que questionou as ações da mulher:

Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e ainda os enxugou com os seus cabelos.

Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.

“Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e ainda os enxugou com os seus cabelos… Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento” (Lucas 7:44-46).

Ele quer que nós, incluindo aqueles de nós que precisam de arrependimento, O adoremos. Em meio às urgências da vida, como Maria, podemos encontrar tempo para entrar em Sua casa e servi-Lo, adorá-Lo e honrá-Lo? Talvez esta seja a semana para fazê-lo.

Preparar o Seu caminho

No dia seguinte, domingo, uma semana antes de sua ressurreição, Jesus caminhou de Betânia para Jerusalém. Perto de Jerusalém e do Monte das Oliveiras, Jesus disse a dois de seus discípulos:

“Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos” (Mateus 21:2).

Os discípulos fizeram como lhes foi ordenado. Eles colocam suas próprias roupas nas costas do animal. Jesus então montou o jumento para a cidade. Ao longo do caminho, o povo estendeu suas vestes no chão, talvez para evitar poeira, e estendeu ramos de palmeiras em sinal de vitória e triunfo.

No Doctrinal New Testament Commentary diz: “Toda esta cena dramática prefigura aquela assembleia ainda futura quando ‘uma grande multidão’, que nenhum homem podia contar, ‘de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;

Enquanto preparavam o caminho do Senhor com folhas de palmeira, eles clamavam: “Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor” (Mateus 21:9).

Isso é o cumprimento da profecia registrada em Zacarias 9:9: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e trazendo a salvação, humilde, e montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta”.

Pode ser interessante: A Páscoa e a união dos cristãos de todo o mundo

arqueologia do Livro de Mórmon

Uma tradução para Hosana sé “salva-nos, nós te rogamos”. Qual foi o propósito dessa entrada triunfante?

Talvez Jesus soubesse que esse mesmo caminho, algum dia, seria o caminho para os redimidos viajarem para Sião. Que seria um tipo de caminho no momento de Sua segunda vinda em que a estrada para Sião será levantada e endireitada.

Jesus sabia de antemão o que deveria fazer. Até o burro estava preparado. O dia estava previsto. Era uma celebração do cumprimento de Sua missão terrena e todos ali testemunhariam e participariam dessa missão.

Agora, em nossa vida, provavelmente não colocaremos folhas de palmeira no caminho para Jerusalém. Mas podemos preparar Seu caminho de outras maneiras. A escritura diz: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.

Alma disse em Alma 7:19: “Porque percebo que estais nas veredas da retidão; percebo que estais no caminho que conduz ao reino de Deus; sim, percebo que estais endireitando as suas veredas.”

Isaías 62:10 diz: “Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aplainai, aplainai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai a bandeira aos povos”.

Então, nesta semana da Páscoa, podemos endireitar os caminhos Dele em nossa vida, percorrendo o caminho do convênio mais de perto e tornando óbvio para nossos filhos o caminho que trilhamos. O caminho do convênio é uma caminhada diária de hábitos sagrados.

O Templo e a Cura

Na segunda-feira antes da Páscoa, Jesus foi ao Templo. Lá, Ele expulsou “todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas” (Mt 21:12-17).

Depois de expulsar os cambistas, “foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os”. Jesus, então, voltou para Betânia.

Esta foi a segunda vez, que sabemos, que Jesus purificou o templo. Por que Ele purificou o templo uma segunda vez? Não temos certeza, mas aqui está o que eu acredito.

Talvez os coxos e cegos não pudessem encontrar o caminho para o templo enquanto os cambistas estivessem ali. O Senhor ama abençoar o próximo. Ao purificar o templo, abriu-se o caminho para que cegos e coxos viessem a Ele.

Durante esta semana de Páscoa, se seguíssemos o exemplo de Jesus e expulsássemos um pouco mais do mundo de nossa vida, abriríamos espaço para Cristo nos curar.

De certa forma, somos todos míopes ou cegos. De muitas maneiras, todos nós somos incapazes de superar e trilhar o caminho que deveríamos sozinhos.

E se nos concentrássemos no arrependimento e em melhorar os hábitos sagrados durante esta semana de Páscoa? Eu sei que Ele ama curar, e por essa história podemos aprender que Ele irá nos curar se expulsarmos as coisas do mundo que impedem de nos aproximarmos Dele.

Óleo, talentos, ovelhas, cabras e outras parábolas

Na terça-feira, Jesus ensinou às pessoas no templo e no Monte das Oliveiras. Alguns desses ensinamentos são os mais profundos e poderosos do ministério terreno do Salvador.

O Senhor contou a parábola das dez virgens. Dez virgens pegaram suas lâmpadas e saíram ao encontro do noivo. Cinco foram tolas e não levaram azeite consigo. As outras cinco foram sábias e levaram azeite em suas vasilhas com suas lâmpadas.

Quando o noivo chegou, as virgens loucas pediram azeite às outras. Mas não havia o suficiente para poupar. Somente os sábios podiam ir com o noivo.

Esta parábola é uma mensagem para os membros da igreja. Em Doutrina e Convênios 33:17 diz: “Sede fiéis, orando sempre, mantendo vossas lâmpadas preparadas e acesas e tendo convosco óleo, para que estejais prontos na vinda do Esposo”.

Na parábola, as cinco virgens sábias são aquelas que “são prudentes e tiverem recebido a verdade e tomado o Santo Espírito por seu guia e não tiverem sido enganados” (D&C 45:57).

virgens

Elas haviam preparado vasos de óleo. Em outras palavras, elas não foram complacentes, mas se esforçaram para se aproximar do Senhor e se preparar para os momentos em que sua fé e testemunho seriam testados.

No mesmo dia, Jesus também ensinou: “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me, e vocês me visitaram; eu estava na prisão e vocês vieram a mim”.

Quando O servimos, O vestimos e O visitamos? Ele nos respondeu: “quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mt 25:35-45).

Esta semana, podemos adicionar óleo às nossas lâmpadas, aproximando-nos do Senhor por meio de melhores hábitos santos? Podemos mostrar a Cristo nosso amor por Ele pela maneira como cuidamos das pessoas ao nosso redor? Sim.

A semana da Páscoa é o momento perfeito para seguir Seus ensinamentos.

Na quarta-feira, não temos registro do que o Senhor fez. Imagino que ele tenha passado o dia descansando ou com seus discípulos. No dia seguinte, nosso Salvador sofreria pelos pecados do mundo.

Veja também: O que a Páscoa significa para os santos dos últimos dias?

Ceia de Páscoa e Jardim do Getsêmani

Na quinta-feira, o primeiro dia da festa dos pães ázimos, Jesus instituiu o sacramento. Ele ensinou Seus discípulos a administrar o sacramento. Ele identificou Judas como a pessoa que O trairia e foi ao jardim do Getsêmani.

Getsêmani, que significa lagar de azeite, era um nome apropriado para onde o Filho de Deus levaria sobre si o peso de todos os pecados do mundo.

Jesus pediu aos seus discípulos: “Assentai-vos aqui, enquanto vou ali orar. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo” (Mt 26:36-37).

Quando o tempo de Seu sofrimento chegou, a Escritura diz: “E indo um pouco mais para adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; porém, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26:36-39).

“Somente Ele tinha o poder de dar Sua vida e novamente tomá-la. Da mãe mortal, Maria, Ele herdou a capacidade de morrer. Do Pai imortal, herdou o poder de vencer a morte. Ele declarou: “Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim concedeu também ao Filho ter a vida em si mesmo” (João 5:26).

Jesus Cristo no Getsêmani

Imagem via lds.org.

“Somente Ele poderia nos redimir de nossos pecados. Deus, o Pai, deu a Ele esse poder” (ver Helamã 5:11). O Salvador foi capaz de receber esse poder e realizar a Expiação porque Ele Se manteve livre do pecado: Ele “sofreu tentações, mas não lhes deu atenção” (D&C 20:22).

Tendo vivido uma vida perfeita e sem pecados, Ele estava livre das exigências da justiça. Por ter o poder da redenção e por não ter nenhuma dívida com a justiça, Ele pode pagar a dívida daqueles que se arrependem”.

No Getsêmani, o Salvador do mundo, o maior de todos, sofreu. Tal sofrimento fez com que Cristo “tremesse de dor e sangrasse por todos os poros; e sofresse, tanto no corpo como no espírito — e desejasse não ter de beber a amarga taça e recuar” (D&C 19:18).

Então, o Senhor foi traído e preso.

Quando você e eu assistimos à reunião sacramental no domingo de Páscoa, podemos reservar um tempo durante o sacramento na semana da Páscoa para lembrar o sacrifício de Jesus Cristo.

A crucificação

Na manhã de sexta-feira, Jesus foi levado aos principais sacerdotes e anciãos. Eles se voltaram contra o Messias e o enviaram a Pilatos. Foi então que Judas, reconhecendo seu pecado, devolveu o pagamento de 30 moedas de prata aos sacerdotes. Arrependido, ele jogou as moedas no chão antes de se enforcar.

Mais tarde, Pilatos questionou Jesus, tentou libertá-lo, mas a multidão clamava “ainda mais, dizendo: ‘Seja crucificado’” (Mt 27:23).

Então, Pilatos lavou as mãos, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado. Eles o despiram e o vestiram com um manto escarlate.

Quando puseram sobre a cabeça de Jesus uma coroa de espinhos entrançados, “o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos Judeus! E cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça” (Mt 27:29-30).

Jesus então carregou sua cruz, suportou o peso e morreu por toda a humanidade. O próprio Senhor nos disse o porquê:

“E meu Pai enviou-me para que eu fosse alevantado na cruz; e depois que eu fosse levantado na cruz, pudesse atrair a mim todos os homens, a fim de que, assim como fui levantado pelos homens, assim sejam os homens levantados pelo Pai, para comparecerem perante mim a fim de serem julgados por suas obras, sejam elas boas ou más —

E por esta razão fui alevantado; portanto, de acordo com o poder do Pai, atrairei todos os homens a mim para que sejam julgados segundo suas obras.

E acontecerá que aquele que se arrepender e for batizado em meu nome, será satisfeito; e se perseverar até o fim, eis que eu o terei por inocente perante meu Pai no dia em que eu me levantar para julgar o mundo” (3 Néfi 27:14–16).

O Filho de Deus morreu para atrair a si todos os homens. Na semana da Páscoa, podemos nos aproximar Dele de bom grado.

Outras ovelhas

No sábado, o corpo de Cristo jazia no sepulcro. Mas sabemos pelas escrituras dos últimos dias que Ele estava organizando Seu trabalho.

Por meio da revelação dada a Joseph F. Smith sabemos que as hostes dos mortos, pequenas e grandes, estavam reunidas esperando o advento do dia de sua libertação.

“Enquanto essa vasta multidão esperava e conversava, regozijando-se pela hora de sua libertação das cadeias da morte, o Filho de Deus apareceu, anunciando a liberdade aos cativos que tinham sido fiéis; E ali pregou-lhes o evangelho eterno, a doutrina da ressurreição e a redenção do gênero humano da queda e dos pecados individuais, desde que houvesse arrependimento” (D&C 138:18-19).

Que reunião! Que mensagem! E ouvi-la daquele que, desde o princípio, foi chamado e cumpriu a vontade do Pai.

Depois que Jesus pregou, os “os santos regozijaram-se em sua redenção e dobraram os joelhos e reconheceram o Filho de Deus como seu Redentor… Seus semblantes brilhavam e a resplandecência da presença do Senhor repousou sobre eles e cantaram louvores a seu santo nome” (D&C 138:23-24).

Doutrina e Convênios 138 nos diz que naquele dia Jesus não foi até os iníquos. Em vez disso, ele organizou entre os justos as forças de mensageiros e deu-lhes poder para ir adiante e levar a luz do evangelho aos que estavam nas trevas. E começou a grande obra de pregar o evangelho no mundo espiritual.

Esta semana, acima de todas as semanas, é a hora de dobrar os joelhos e reconhecer o Filho de Deus.

Domingo de Páscoa

No domingo de manhã, Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, foram ao lugar onde Jesus foi sepultado.

Um grande terremoto aconteceu e um anjo desceu do céu. Ele rolou a pedra para o túmulo e sentou-se sobre ela. “Seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes, brancas como a neve” (Mt 28:3).

O anjo disse às mulheres que Jesus não estava ali, mas que havia ressuscitado. Ele as convidou a olhar e ver, depois disse-lhes que fossem contar aos discípulos. Ele também lhes disse que Jesus tinha ido adiante deles para a Galiléia.

Marcos escreveria mais tarde que Jesus “apareceu primeiro a Maria Madalena”. João escreveu que Maria estava chorando no túmulo e viu dois anjos. Ela falou com eles.

Então, virando-se do túmulo, ela viu Jesus parado ali. Ela não sabia que era o Salvador. Ele disse:

“Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni! (que quer dizer Mestre)” (João 20:15-16).

Jesus acabaria por fazer muitas aparições aos Seus discípulos e aos santos, outras ovelhas, em outras terras. A grande missão terrena do Senhor estava completa.

Então, ao estudar a semana da Páscoa, considere os incríveis eventos dessa mesma semana há mais de 2 mil anos.

Nunca houve uma semana assim em nenhum momento da história. E nesse espírito, pense em como você pode tornar sua semana, este ano, um pouco melhor.

Podemos nos preparar para ter uma semana e um ano cheios de um pouco mais de óleo para encher seus vasos e acender sua lâmpada.

Nossa semana de Páscoa pode ser cheia de mais empenho para endireitar o caminho de nossa vida. Podemos mostrar nosso amor por Jesus ao cuidarmos dos “pequeninos” de Seu reino.

Podemos nos arrepender e recorrer ao poder de Seu sacrifício expiatório. E talvez, esta semana, possamos nos unir às hostes do céu para louvar Seu nome e ser gratos pelo preço que Ele pagou para que você e eu possamos algum dia à Sua presença.

Para ajudar você a entender e estudar mais sobre a Páscoa e a Ressurreição, confira esse mapa mental.

Fonte: Meridian Magazine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *