MaisFé.org

Perguntas e Respostas: Jesus Cristo tinha irmãos biológicos?

Pergunta

Jesus Cristo tinha irmãos biológicos? Onde podemos encontrar informações sobre os irmãos do Salvador?

Resposta

Sim, Jesus tinha irmãos. A Bíblia é a primeira, a melhor e a única fonte confiável de informações sobre os irmãos de Jesus.

No Evangelho de João, é dito que depois de Seu primeiro milagre, onde Jesus transformou água em vinho, “ele e sua mãe, e seus irmãos e seus discípulos desceram a Cafarnaum; e não ficaram ali muitos dias ”(João 2:12).

Em Mateus 13:55-56 e Marcos 6:3, somos informados de tudo o que sabemos sobre a identidade dos irmãos de Jesus na carne.

Também pode ser interessante: 5 Profecias sobre Maria que te ajudarão a vê-la de uma nova maneira

Os irmãos de Jesus eram chamados Tiago, José, Simão, e Judas; o Salvador também tinha irmãs, mas elas não foram mencionadas.

“Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isso?” (Mateus 13:55-56)

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. (Marcos 6:3)

O livro de Marcos também menciona três homens chamados Tiago: Tiago, filho de Zebedeu, Tiago, filho de Alfeu, e Tiago, irmão de Jesus. Os dois primeiros eram apóstolos do Senhor.

Na epístola aos Gálatas, Paulo mencionou que o irmão de Jesus, Tiago, era um apóstolo. Por causa disso, Tiago, o irmão de Jesus, costuma ser associado a Tiago, o filho de Alfeu.

Isso significa que José, o marido de Maria, a mãe de Jesus, também era chamado (talvez como um sobrenome) de Alfeu? Possivelmente. É algo que simplesmente não sabemos.

Algumas tradições da fé cristã afirmam que Maria, a mãe de Jesus, sempre foi “pura”, ou seja, virgem.

Para explicar os irmãos de Jesus, essas tradições presumem que os chamados irmãos e irmãs do Senhor eram na verdade meio-irmãos e irmãs, filhos de José por meio de uma suposta primeira esposa que morreu antes de José se casar com Maria.

Também pode ser interessante: 5 Momentos cruciais da vida do Salvador descritos em “Jesus, o Cristo”

Os santos dos últimos dias não têm nenhuma razão doutrinária para recorrer a tais suposições, então o entendimento mais natural seria que os irmãos de Jesus são filhos e filhas de Maria e José.

Como outra evidência implícita para essa crença, você deve ter em mente o que dizem os últimos versículos de Mateus 1:

E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; E não a conheceu até que ela deu à luz o seu filho, o primogênito; e chamou-o pelo nome de JESUS.”

O verbo “conhecer” aqui é uma expressão idiomática hebraica que se refere à relação sexual. O fato de Mateus especificar que José “não a conheceu até [o nascimento de Jesus]” sugere que, após o nascimento do Senhor, José e Maria se uniram como qualquer marido e mulher.

O ponto principal é que não recebemos muitos detalhes sobre a família de Jesus. Nossos melhores e mais fundamentados palpites são, em última análise, apenas isso: palpites.

Para nós, o relacionamento familiar mais importante de Jesus é o de nosso irmão mais velho pré-mortal, que fez a expiação infinita por nós.

É por meio dessa expiação, da fé, do arrependimento, do batismo, de receber o Espírito Santo e de perseverar até o fim que podemos alcançar a vida eterna.

Fonte: Ask Gramps

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *