MaisFé.org

Superar as dúvidas confiando em Deus: o espírito de equipe

O seguinte artigo é um trecho do livro “A Fé Não é Cega”, escrito pelo Élder Bruce C. Hafen e sua esposa, Marie K. Hafen.

“A Fé Não é Cega” oferece novos conceitos e ferramentas que nos ajudarão a aprender com experiências desafiadoras, ao invés de nos sentirmos decepcionados com elas. Este livro reconhece os temas complicados do evangelho, mas nos orienta de maneira clara e gentil aos passos necessários para trabalhar na complexidade, desenvolver um testemunho informado e nos preencher com a fé que vem de conhecer a Deus.

No capítulo 15, “O espírito de equipe”, o casal Hafen nos ensina a superar as dúvidas através da confiança genuína no Senhor, quando não podemos “provar” o que é melhor somente a partir de evidência mensurável.

“Confie em Mim”

As provas históricas e científicas por si só nem sempre são capazes de provar ou refutar totalmente as afirmações bíblicas ou proféticas. Mesmo assim, ajuda saber que aqueles que querem confiar em Deus quase sempre podem achar que existem algumas boas razões que apoiam sua escolha. Por exemplo, Deus tem um longo histórico de nos apontar amorosamente na direção certa, por isso podemos contar que Ele continuará fazendo isso.

Um menino de 6 anos ficou perplexo ao se perguntar o que a “vida eterna” poderia significar. Ele disse: “a ideia de viver para sempre parecia incrivelmente chata para mim. Mal aguentava três horas de Igreja. Então eu levei minha inquietação a Deus com toda a sinceridade de um menino. Quando eu disse em minha oração, ‘o que é a vida eterna? Eu não consigo entender’, recebi uma resposta poderosa em minha mente: “confie em mim. Vai ser bom.” Desde então, quero a vida eterna, não porque a entendo completamente, mas porque “Deus falou comigo, e confio Nele”. 

Mas às vezes pode ser frustrante quando ouvimos as pessoas apresentarem argumentos que parecem ser contraditórios. Esse foi o problema de Khumbulani, no capítulo 14. Era bom ou era ruim que os homens negros africanos não pudessem exercer o sacerdócio antes de 1978? O capítulo 15 de “A Fé Não é Cega” resume o que várias pessoas disseram sobre ambos os lados desta pergunta. Mas depois de ouvir os dois lados, finalmente temos que decidir qual lado acreditar.

Fé para confiar

Não temos provas o suficiente sobre essas perguntas para respondê-las com certeza. Então o Senhor quer que escolhamos onde colocar nossa confiança. Quer que busquemos em nossas almas um processo que nos conecte com Ele. Ele quer que consideremos o que toda a nossa experiência nos ensina sobre se podemos confiar Nele e em Sua Igreja.

O Senhor vê um panorama muito mais amplo do que nós. Se queremos a bênção da Sua visão divina, temos que conceder a Ele e ao Seu profeta o benefício da dúvida, que é sobretudo uma questão de confiança. Só se estendermos a nossa confiança, será possível ser ajudados para aprender o que Ele quer que aprendamos. Se não confiarmos Nele, Ele não poderá nos levar para onde sabe que temos que ir, um destino que muitas vezes desconhecemos com nossa limitada perspectiva humana.

Quando nossa fé é baseada na confiança, e não se baseia apenas em certas bênçãos que esperamos, podemos suportar qualquer prova humana. Não sabemos se, quando ou como Deus nos livrará a curto prazo. Mas quando lhe entregamos mansamente nossos corações confiantes, Ele sempre nos livrará a longo prazo.

Espírito de equipe

Estamos todos juntos nisto.  Quando falamos em dar ao Senhor e à Sua Igreja o benefício da dúvida dessa maneira, não estamos apenas confiando nos líderes da Igreja. Também estamos confiando no evangelho e em seu poder, nas experiências pessoais combinadas de todos os Santos dos Últimos Dias do mundo que testemunham suas próprias vidas de que o Senhor cumpre Suas promessas.

Então, qual é o espírito de equipe? Somos todos parte da mesma equipe, cada um com um testemunho individualmente construído e concedido pelo céu dentro de nossas almas. Os incondicionais desta comunidade não são apenas ativos na Igreja, são discípulos consagrados de Cristo. Lutam através de suas próprias incertezas, para resolver suas questões em favor do Senhor e de sua Igreja. E muitos deles vivem na simplicidade além da complexidade.

Quem são as pessoas desta equipe? São aqueles que cresceram além da complexidade até chegar à confiança tranquila da simplicidade informada; que confiam na liderança profética não como resultado de cálculos astutos, mas porque descobriram as mesmas convicções e sentimentos em suas próprias almas. Eles encontraram suas próprias respostas, embora não todas elas. Eles sabem o suficiente para não descartar sua confiança. Não são dos que recuam. (Ver Heb. 10:35-39)

Quem são as pessoas desta equipe? “Estes são os que vieram de grande tribulação [e da complexidade], e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” (Apocalipse 7: 14)

“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci” (Apocalipse 3:21).

 A verdadeira fé não é cega, nem surda, nem muda. Em vez disso, a verdadeira fé vê e vence.

Para ler o esse capítulo de “A Fé Não é Cega” online, clique aqui.

Para ouvir o audiolivro de “A Fé Não é Cega” online, clique aqui.

Se você quiser ler o livro completo online, clique aqui.

Também, você pode acessar o site faithisnotblind.org (em inglês) e ouvir os podcasts exclusivos sobre esses assuntos. Se desejar, pode acessar os mesmo podcasts no YouTube e assisti-los com legendas em português, basta seguir os passos:

  1. Clique no botão de ‘Configurações’
  2. Escolha ‘Legendas’
  3. Selecione ‘Inglês (geradas automaticamente)’
  4. Clique novamente em ‘Legendas’
  5. Selecione a opção ‘Traduzir automaticamente’
  6. Escolha ‘Português’ na lista de idiomas
  7. Assista ao vídeo com as legendas traduzidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *