Uma carta aberta para 5 tipos de mães

Quando a maioria das pessoas pensam no Dia das Mães, pensam em cartões, flores e declarações de gratidão. Mas, para uma grande parte das mulheres, o Dia das Mães pode ser um dia de desânimo.

No Dia das Mães, usamos muito superlativos para muitos tipos de mães. “Melhor mãe de todas!” “Minha mãe é um anjo!” “Minha mãe é a personificação da perfeição!” 

Eu ainda estou para encontrar uma mãe que se sinta a melhor mãe de todos os tempos. Pavios curtos, bagunças sem fim, dever de casa inacabado, fadiga e a luta para encontrar essa criatura mítica chamada “equilíbrio” muitas vezes infligem uma doença que gosto de chamar de culpa da mãe.

Todos os tipos de mães

Para algumas mães, ouvir no Dia das Mães sobre a mãe perfeita e se comparar com essa imagem pode ser desanimador.

Mas a maternidade é apenas sobre quantos filhos você tem e como você lida com eles? Acredito que a verdadeira maternidade não tem nada a ver com isso – é muito mais. Por isso temos diversos tipos diferentes de mães que enfrentam diferentes desafios. Pondere sobre as palavras da irmã Patricia Holland:

“Em uma troca pungente com Deus, Adão afirma que chamará a mulher de Eva. E por que ele a chama de Eva? ‘Porque ela [é] a mãe de todos os viventes’ (Gênesis 3:20; Moisés 4:26). … Eva recebeu a identidade de “a mãe de todos os viventes” – anos, décadas, talvez séculos antes de ter um filho.

Parece que sua maternidade precedeu o ‘ser mãe’. Assim como a perfeição do Jardim precedeu as lutas da mortalidade.

Acredito que mãe é uma daquelas palavras cuidadosamente escolhidas, uma daquelas palavras ricas, com diversos significado. Não devemos, a todo custo, deixar que essa palavra nos divida.

Acredito com todo o meu coração que é antes de tudo uma declaração sobre nossa natureza, não sobre o número de nossos filhos”.

À luz das palavras da Irmã Holland, gostaria de dedicar um momento para desejar um feliz Dia das Mães a todos os tipos de mães.

A mãe imperfeita

dica para estudar vem e segue-me

Eu conheço você. Você é a mãe que não tomou banho. Você é a mãe que está se culpando por ficar impaciente com seu filho por causa dos sapatos desamarrados esta manhã. Você tem olheiras sob os olhos por ter consolado sua filha doente a noite toda.

Você é a mãe que foge para o banheiro por um minuto de paz para rolar pelo feed do Facebook. Você é a mãe que está contando os minutos até o fim da reunião sacramental.

Você é a mãe que se sente inadequada para criar a próxima geração de líderes. Você é a mãe que está fazendo o melhor que pode e contando com a Expiação para compensar a diferença.

Eu te conheço porque eu sou você. Feliz dia das mães para você. Que você sinta o encorajamento de Pais Celestiais amorosos que estão sussurrando: “Você consegue. Você está mudando o mundo.”

Veja também: Como a Expiação de Cristo ajudou essa mãe perfeccionista a encontrar equilíbrio

A mãe sem filhos

Se você não tem filhos por opção ou ainda não começou sua família, quero lhe desejar um feliz Dia das Mães! Vocês foram as mães que ajudaram a me criar. Vocês foram a quem eu recorri na minha adolescência.

Seu exemplo teve uma influência poderosa em meu testemunho, meu desejo de escolher o certo e minha compreensão do que significa ser uma mulher de Cristo. Obrigado pelo seu exemplo, e obrigado por dedicar um tempo para me amar.

Eu sei que você passou por muita coisa em sua própria vida, mas obrigada por dedicar um tempo para ser minha mãe e me ensinar a nutrir meu testemunho

Na verdade, mais de 20 anos depois, ainda estou procurando conselhos e encorajamento. Eu que agradeço. Minha mãe agradece. Meus filhos agradecem. Que você se sinta fortalecida por saber que seu amor maternal influenciou gerações.

A mãe luta contra a infertilidade

Eu vejo você. Você pode estar debaixo das cobertas em sua cama em vez de enfrentar a igreja no Dia das Mães, mas eu ainda vejo você. Eu também sou você.

Mesmo que agora eu tenha quatro filhos que adotamos e as feridas da infertilidade não sangrem mais, as cicatrizes estarão sempre ali. Eu vejo você na parte de trás do salão sacramental lutando contra as lágrimas ou com um tapa no ombro.

Fico magoada junto com você quando alguém na ala pergunta quando você vai ter filhos ou diz que você engravidaria se tivesse mais fé.

Também me sinto ansiosa com você enquanto suplica silenciosamente ao céu durante as conversas do Dia das Mães, pensando que nenhuma doutrina diz que ter filhos é nossa herança divina.

Saiba que você é muito mais do que sua infertilidade. Feliz dia das mães para você. Que seu coração se acalme ao saber que tudo o que é injusto na vida será corrigido por meio da Expiação de Jesus Cristo.

A mãe que colocou seu filho para adoção

Celebrar você é a alegria do meu Dia das Mães! Se você pudesse espiar meu coração de mãe adotiva neste dia, veria um oceano de amor e gratidão incondicionais que é impossível de verbalizar.

Seu sacrifício mudou minha vida. Você me fez mãe. Você me escolheu para acompanhá-la em sua maternidade. Sua coragem me inspira. Sua confiança em mim acende um desejo de querer ser melhor.

Neste Dia das Mães, quero dizer que você é amada. Você é lembrada em orações. Você é falada com amor e luz. Você faz parte da nossa família. Que você saiba que sua maternidade é celebrada neste lar e que você possa sentir os braços de seu Pai Celestial firmemente ao seu redor.

A mãe que espera para se reunir aos seus filhos no céu

Não há palavras que possam confortá-la, mas saiba que tenho um coração terno e cheio de amor por você neste dia. Tenho muitos amigos e familiares que amam as crianças do outro lado do véu.

Algumas de vocês, se estiverem na igreja no Dia das Mães, esperam que eles não peçam apenas às mães para ficarem de pé. Você está orando para que não lhe perguntem quantos filhos você tem.

Às vezes, a resposta pode ser muito complexa. Eu quero que você saiba que eu entendo que há dias em que você quer falar sobre isso e que há momentos em que você quer guarda-los para si. Eu respeitarei você.

Feliz Dia das Mães para você, mesmo que apenas pondere em seu coração. Que você encontre e aproveite o caminho que lhe traz mais paz e a capacidade de sentir o amor infinito do Salvador por você.

Meu desejo de Dia das Mães é que essas palavras nos ajudem a entender uns aos outros, em vez de nos dividir. Juntos somos a maternidade. Feliz dia das mães para todos os tipos de mães!

Pode ser interessante: Saber que és filha de uma Mãe Celestial

Fonte: LDS Living

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.